Olá pessoal!
Nesta semana estudaremos as possibilidades sobre o II V I Menor obedecendo a mesma ideia da coluna anterior, uma aplicação simplificada e uma com possibilidades mais "encrencadas".
Exemplo:
Bm7(b5) (IIm7(b5)), E7 (V7) e Am7 (Im7).
A primeira ideia é trabalhar com os modos referentes a Lá Menor Eólio e Harmônico misturados.
Para o acorde de
Bm7(b5) será utilizada a escala de Si Lócrio.
Para o acorde de E7 será utilizada a escala de Mi Mixolídio b6/b9.
Para o acorde de Am7 será utilizada a escala de Lá Menor Eólio.
A segunda ideia é trabalhar com o pensamento mais voltado para a sonoridade fusion.
Para o acorde de Bm7(b5) será utilizada a escala de Si Lócrio 9 (Sexto Grau da Menor Melódica).
Para o acorde de E7 será utilizada a escala de Mi Alterada.
Para o acorde de Am7 será utilizada a escala de Lá Dórico.
Toque a escala até a oitava em colcheias e tente utilizar a colcheia swingada como vimos nas colunas anteriores.
Faça os exercícios das duas colunas e tente criar frases sobre estas escalas depois de ficar com todas as opções "embaixo" dos dedos.
Transporte também para outros tons, esta ideia é importantíssima.
Abraços e até a próxima coluna!
Nenhum comentário:
Postar um comentário