Olá pessoal!
Estamos de volta com a nossa coluna mensal sobre Jazz. Nas colunas anteriores trabalhamos com a compreensão de como o estilo funciona, além de introduzirmos as primeiras ideias de walking.
São dois pontos que temos em mente. (1) passar como os músicos do estilo pensam, por meio de ideias harmônicas, melódicas e rítmicas e (2) aplicar em um repertório que tenha elementos suficientes para contribuir para o crescimento do estudante.
Desta forma, buscamos aprimorar o conhecimento do estilo por músicas clássicas que formem o vocabulário do estudante.
Assim, nesta coluna começamos a trabalhar com o "walking bass" em semínimas. Além do estudo de walking, estes exercícios serão muito úteis para a fixação das tétrades, pois estas são importantes não só para o desenvolvimento da condução do baixo, mas também para os primeiros conceitos de improvisação.
Exercício 1
Neste exercício temos as tétrades ascendentes aplicadas sobre o II, V, I de Dó maior.
Exercício 2
Neste exercício temos as tétrades descendentes aplicadas sobre o II, V, I de Dó maior.
Exercício 3
Neste exercício temos uma ideia misturando as tétrades ascendentes e descendentes sobre o II, V, I de Dó maior.
Estude estas ideias de walking bass e aplique sobre a harmonia de Autumn Leaves. No exercício abaixo segue uma ideia alternando as tétrades na harmonia da canção. Vale lembrar que uma ideia importante é tentar tocar o walking sobre o tema sem ler o exercício abaixo.
Exercício 4
Autumn Leaves - Página 1
Autumn Leaves - Página 2
Abraços e até a próxima coluna!
Nenhum comentário:
Postar um comentário