Olá pessoal!
Estamos de volta para a última coluna sobre Jazz.
Nesta última coluna utilizaremos alguns elementos para improvisar com intenção fusion. Para tanto, exploramos as sonoridades da escala Dórico para o acorde de "Dm7", a escala Alterada para o acorde de "G7" e o modo Lídio para o acorde de "Cmaj7".
Algumas das ideias postadas nesta coluna foram estudadas nas aulas do professor Mozart Mello.
Verticalização
Dm7
Dórico
|
G7
Alterada
|
C7M
Lídio
|
F7M
|
Fm7(b5)
|
F#m7(b5)
|
G7
|
Gm7(b5)/G7alt
|
G7M
|
Am7
|
Abm(7M)
|
Am7
|
Bm7(b5)
|
Bbm7
|
Bm7
|
C7M
|
Cb7M(#5)
|
C7M
|
Dm7
|
Db7
|
D7
|
Em7
|
Eb7
|
Em7
|
Escala
de Origem
C Maior Abm Melódico G Maior
Soluções
Dm7
|
G7
|
C7M
|
||
1
|
Tríades
|
C
|
Db
|
D
|
2
|
“Pentas”
|
Am7
|
Bbm7
|
Bm7
|
4
|
Tétrade
|
Dm7
|
Eb7
|
Em7
|
Frase “pronta”
Espero que vocês tenham gostado e estudado bastante estes primeiros passos de um estilo tão complexo e cheio de conceitos como o Jazz.
Estudem todos os tópicos e em caso de dúvidas, podem sempre entrar em contato.
Abraços e até a próxima coluna!
3 comentários:
Top!!
agora entendi!!!
Tooooop eu amo muito jazz
Valeu galera!!!!!
Postar um comentário