Nesta quinta coluna estudaremos uma aplicação bem interessante de intervalos. A principio não vamos nos aprofundar em nada muito teórico, a ideia é utilizar dois intervalos bem comuns (quintas e oitavas) para criarmos algumas frases em uma levada.
Tendo a nota Dó como fundamental teremos a nota Sol como a sua quinta e a sua oitava será a própria nota Dó. No exemplo 1 temos o desenho dos dois intervalos, este desenho pode ser repetido a partir de qualquer nota, e a 5ª e a 8ª podem ser utilizadas sobre os acordes maiores e menores sem restrições (exemplo 2). No terceiro exemplo temos a base em que iremos aplicar estes intervalos, a sequência é A, F#m, D e E.
Agora começaremos a aplicar a 5ª e a 8ª sobre a base.
Na combinação 1 temos o intervalo de 5ª e na combinação 2 o intervalo de 8ª executado sobre a caixa da bateria nos tempos dois e quatro.
Combinação 1
Combinação 2
Na combinação 3 temos uma variação rítmica para o intervalo de 5ª e na combinação 4 a mesma variação com o intervalo de 8ª, esta variação é muito utilizada na Dance Music.
Combinação 3
Combinação 4
Estas são as primeiras ideias para a construção de frases. É importantíssimo aplicar nossos estudos sobre um repertório. Tente trabalhar com um repertório que você goste de tocar.
Tente utilizar estas variações trabalhando os dois primeiros tempos com uma combinação e os dois últimos com outra combinação, tente também tocar a combinação só nos tempos 3 e 4.
Vídeo
Abraços e até a próxima coluna com mais aplicações de 5ª e 8ª.
Nenhum comentário:
Postar um comentário