quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Transcrição do Mês - Rush - Limelight


Olá pessoal!

Nesta semana, apresento uma transcrição com texto explicativo no site. Para esta coluna escolhemos a música "Limelight" da banda Rush.

Esta transcrição faz parte da minha coleção, que inclui diversos estudos sobre contrabaixo, teoria e análise musical.

Para conferir alguns dos trabalhos e artigos que publiquei, acessem o link:
http://www.femtavares.com.br/p/midiaimpressa-fernandotavares-sempre.html

Para obter mais informações, entrem em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com.

Acredito não ser necessário descrever a importância da banda e principalmente do seu monstruoso baixista Geddy Lee para o Rock N' Roll, muito menos descrever todas as suas habilidades técnicas e conhecimento musical. Portanto, vamos direto ao assunto, que é a análise dos trechos da música.

Limelight

A música é composta alternando as tonalidades de B maior e a sua relativa G# menor e tem algumas partes que se repetem diversas vezes ao longo da canção, como a introdução, a base de voz e o refrão. Porém, essas partes sempre retornam com variações no fraseado, e é isso que faz toda a diferença nesta linha de baixo.

Introdução
Na introdução, temos um compasso de 7/4 no qual o baixista cria as frases utilizando a fundamental, a quinta e a oitava dos respectivos acordes. No final do trecho, ele trabalha com a escala de B maior para construir as frases. Esse trecho serve como uma pequena ponte ao final de cada seção da canção.

Base de Voz
No compasso 9, temos a base de voz da música, onde é utilizada a fundamental de cada acorde com variações nas quintas novamente. No compasso 10, temos uma frase utilizando a fundamental e a sexta do acorde de E. Perceba que o baixista sempre varia essa frase, criando novas possibilidades de combinações rítmicas. Essa é a grande "sacada" dessa base. Note também a variação na fórmula de compasso neste trecho. A voz ocorre entre os compassos 9 e 15 (lembrando que os dois últimos compassos utilizam a introdução como base para a construção), 16 e 21, 42 e 48, e por fim, 49 e 55.

Refrão
A partir do compasso 22, temos o refrão da música, que é feito utilizando o compasso de 3/4. Novamente, o baixista trabalha com a fundamental, quinta e oitava de cada acorde. No final do trecho, a fórmula de compasso utilizada é o 4/4, e o baixista trabalha mais com a parte rítmica, criando uma linha muito legal junto com a bateria. O refrão vai do compasso 22 ao 39, onde temos a introdução voltando nos compassos 40 e 41. O refrão é repetido entre os compassos 55 e 71.

Solo
No compasso 72, começa o solo da música, que também utiliza o compasso 3/4. Perceba que o baixista trabalha novamente com a escala do tom, agora com muitas variações sobre a escala da tonalidade, que é G#m. Este trecho é muito interessante para estudar como o baixista Geddy Lee pensa suas frases.

Retorno ao Refrão e Final
No compasso 102, retornamos para o refrão, utilizando os mesmos elementos anteriores. A partir do compasso 109, temos o final da música, onde o baixista repete a ideia da segunda parte do refrão diversas vezes, sempre variando as frases com a escala da tonalidade, agora utilizando mais notas e explorando ao máximo a sua criatividade.

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Considerações Finais

"Limelight" é uma das músicas mais conhecidas da banda Rush e nela o baixista utiliza muitos elementos que aparecem em diversas linhas, não só da banda, como de outras bandas influenciadas pelo Rush. As ferramentas utilizadas por Geddy Lee são as quintas e oitavas, a escala da tonalidade, muitas variações rítmicas, mudanças nas fórmulas de compasso e, o principal, muita criatividade. Perceba como os elementos não fazem a diferença para um baixista tão criativo quanto Geddy Lee, que passeia por eles com um domínio absoluto do fraseado e da técnica. Estudem todos os trechos com calma e tirem essa maravilhosa e clássica linha de baixo.

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Bons estudos e até a próxima coluna!

Fernando Tavares utiliza cordas Giannini e cabos Datalink.

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