Olá pessoal!
Nesta semana temos mais uma coluna sobre as notas abafadas, agora aplicando a técnica em alguns estilos importantes, sendo a intenção desta, mostrar que podemos utilizar abafados em diversas situações diferentes. É importante prestar bastante atenção as características de cada estilo proposto.
Exercício 1 – Bossa 1
Neste exercício a técnica é aplicada sobre uma levada simples de Bossa Nova, a condução é feita utilizando basicamente a Fundamental e a Quinta de cada acorde. Quanto a rítmica vale ressaltar a fórmula de compasso que está em 2/4, isso quer dizer que continuamos utilizando a semínima como a nota que vale um tempo. Portanto a célula rítmica é construída com a colcheia pontuada que vale 3/4 de tempo e a semicolcheia que vale 1/4 de tempo. A nota abafada é aplicada sobre a semicolcheia.
Exercício 2 – Bossa 2
Neste exercício são apresentadas variações na condução, as outras ideias continuam sendo aplicadas como no exercício anterior.
Exercício 3 – Jazz
Antes de mais nada é necessário entender que no Jazz a colcheia é tocada de uma maneira diferente do que tocamos convencionalmente, a ideia é utilizar o que chamamos de swing-feel que é uma forma de tocar esta colcheia mais swingada, o ideal é escutar e tirar muitas linhas de jazz para entender este swing. No exercício proposto são utilizadas notas abafadas na passagem de uma nota para outra e também os famosos triplets nos compassos 3 e 4. A condução é feita basicamente utilizando as notas do acorde e aproximações cromáticas.
Vídeo
Estudem estes estilos e escutem bastante as linhas de baixo para poder ter o maior número de variações interiorizadas.
Abraços e até a próxima coluna!
Nenhum comentário:
Postar um comentário