Nascido em 30 de Junho de 1951 na Filadélfia, Stanley Clarke é reconhecido como um dos principais contrabaixistas da música popular.
Dono de uma versatilidade admirável, Stanley passeou por diversos estilos em sua carreira, sempre ao lado de grandes músicos como Chick Corea e o Return to Forever, George Duke, Stewart Copeland, entre outros. Admirado por contrabaixistas como Marcus Miller e Victor Wooten, formou com estes um super trio de contrabaixistas em 2008, conhecido como SMV. Lançou diversos álbuns com destaque para os três primeiros de sua carreira, Stanley Clarke (1974), Journey to Love (1975), e School Days (1976).
Dono de uma versatilidade admirável, Stanley passeou por diversos estilos em sua carreira, sempre ao lado de grandes músicos como Chick Corea e o Return to Forever, George Duke, Stewart Copeland, entre outros. Admirado por contrabaixistas como Marcus Miller e Victor Wooten, formou com estes um super trio de contrabaixistas em 2008, conhecido como SMV. Lançou diversos álbuns com destaque para os três primeiros de sua carreira, Stanley Clarke (1974), Journey to Love (1975), e School Days (1976).
Nesta coluna temos a primeira parte de uma matéria produzida para a antiga revista Bass Player Brasil, na qual foram estudados 10 exemplos das linhas de baixo do grande mestre.
Estas matérias estão disponíveis como material de apoio para os meus alunos de contrabaixo, presencial e/ou on-line.
Estas matérias estão disponíveis como material de apoio para os meus alunos de contrabaixo, presencial e/ou on-line.
Hot Fun
Este trecho corresponde à parte
principal da música, nele o baixista utiliza a escala Pentatônica
de Mi Menor para construir as frases no primeiro compasso e uma
sequencia de notas abafadas sobre as cordas Lá e Ré. No segundo
compasso, Stanley explora a técnica de Slap sobre as notas da escala
de Mi menor Dórico, o trecho é repetido sempre com pequenas
variações.
Quiet Afternoon
Este é o tema principal da música, feito com o Baixo Piccolo, que possui a afinação uma oitava
acima da afinação padrão do contrabaixo de quatro cordas. No tema, o baixista utiliza bends de meio tom
(consiste em tocar uma nota e subir a corda até atingir a outra nota
indicada). A escala utilizada é a escala Pentatônica de Si bemol
para as frases nos compassos ímpares do trecho e a escala de Mi
bemol Dórico para as frases sobre os compassos pares do exemplo.
School Days
Esta é uma das linhas de contrabaixo mais conhecidas de Stanley, nela o baixista explora os
chamados "bicordes", característicos da guitarra. O trecho foi
construído sobre a escala de Lá Mixolídio (V grau do campo harmônico de Ré Maior) com uma passagem pelo acorde de C5 (bVII), que
não faz parte deste campo harmônico, mas é um grau muito utilizado quando estamos na tonalidade maior.
School Days
Aqui está transcrito um pequeno
trecho do solo de contrabaixo existente na música. O solo tem como
referencia os acordes de Em, F#m, G e A, dando uma sonoridade de Mi Dórico (II grau de Ré maior), sendo explorada basicamente a Pentatônica de Si Menor para a construção
das frases. Algumas características devem ser enfatizadas neste
trecho, a virtuosidade e a pegada de Stanley na construção das
frases e as variações rítmicas sobre um mesmo motivo melódico.
East River Drive
Esta parte corresponde ao baixo
Tenor, que possui a afinação quarta acima do contrabaixo de quatro
cordas, este trecho pode ser tocado nas quatro primeiras cordas de um
contrabaixo de seis cordas. Para a construção melódica das frases o
baixista utilizou a escala de Mi menor natural, sendo que nesta parte Stanley explora muito o vibrato sobre as notas mais longas e também algumas apogiaturas, que dão um brilho muito maior para uma melodia um pouco mais simples.
Esta foi a primeira parte da coluna sobre o estilo de Stanley Clarke. Estudem e escutem as músicas deste grande músico que foi uma das maiores inspirações para diversos contrabaixistas ao redor do mundo.
Um abraço e até a próxima coluna!
Um abraço e até a próxima coluna!
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