Olá pessoal!
Eu produzo e apresento um programa totalmente voltado ao contrabaixo na MKK Web Radio (https://mkkwebradio.com.br/) às terças 22:00. O programa já teve mais de 70 edições e assim, decidi apresentar aos ouvintes os programas anteriores para os quais fiz alguma pesquisa.
Vocês podem ouvir todos os programas no spotify ou no mix cloud, os links estão abaixo:
https://www.mixcloud.com/discover/
Programa 14 - Fretless
Para quem não sabe os primeiros experimentos com baixo fretless foram feitos pelo baixista Bill Wyman dos Rolling Stones no início dos anos 60 e o primeiro contrabaixo fretless a ser produzido comercialmente foi o AUB-1, da Ampeg, em 1966. Nomes como Ralphe Armstrong da Mahavishnu Orchestra e Jack Bruce começaram a popularizar o instrumento na década de 70. Mas a grande virada veio no ano de 1976 com o lançamento do primeiro álbum do sensacional Jaco Pastorius.
Para lembrar, o álbum é o primeiro de Jaco e leva o seu nome Jaco Pastorius de 1976.
A música que vamos escutar é Cheiro Verde do segundo álbum do grupo chamado ferrovias e lançado em 1983. Bertrami utilizou um modelo fretless piccolo, um baixo especial feito com um corpo de guitarra e que ele usou para fazer o solo desta música.
Claudio Bertrami é um dos nomes mais importantes do baixo no Brasil, tocou com Nelson Ayres e César Camargo Mariano e João Gilberto. Gravou com inúmeros artistas brasileiros e estrangeiros, entre eles Gal Costa, Sarah Vaughan, Edu Lobo, Toquinho, Lady Zu e Johnny Alf. Além disso foi um importante músico e difusor da música instrumental no Brasil.
Bertrami faleceu em março de 2002 e deixou um imenso legado para o contrabaixo no Brasil
Música 3 - Michael Manring - The Enormous Room
Agora vamos escutar um dos baixistas mais inquietos do mundo.
Michael Manring é famoso por diversos motivos no mundo do contrabaixo. Podemos elencar aqui o fato de tocar com quatro baixos ao mesmo tempo e com afinações diferentes como na música My Three Moons. Vocês podem conferir uma apresentação desta música no Bass Day de 1998.
Além do mais Manring utiliza uma quantidade enorme de efeitos e cria diversas linhas bem interessantes nos seus álbuns.
Para este especial separamos uma música que ele construiu com o auxílio do seu baixo Zon, que conta com tarrachas e um mecanismo na ponte do baixo que alteram a afinação do instrumento. O que vocês escutarão nesta música é feita na maior parte do tempo com cordas soltas.
Vamos lá, The enormous room do álbum thonk de 1994.
Manring é um excelente compositor.
Para quem não sabe ele foi aluno do JAco Pastorius, mas trilhou seu próprio caminho e diferentemente do seu mestre, utiliza diversas técnicas como two-hands, slap, entre outras, além de dominar o fretless e utilizar os harmônicos como o seu mentor.
O músico é dono de uma das maiores obras para o contrabaixo, pois levou o instrumento ao extremo de suas opções sonoras.
Música 4 - Pino Palladino - Everytime you go
Agora vamos falar do Pino Palladino que é um dos maiores baixistas que empunham o fretless.
Um importante músico de apoio nos anos 80, Pino obteve grande destaque com o álbum I, Assassin,de Gary Numan. Também tocou com Paul Young, Go West, John Mayer Trio, The Who, Jeff Beck, entre outros.
Ele empunhou Music Man StingRay fretless de 1979.
Então, vamos escutar a música Everytime you Go Away do Paul Young, lançada em 1985.
Prestem atenção nesta super linha de baixo.
Uma outra música com uma linha monstruosa de fretless que conta com a mesma dupla é Wherever I Lay My Hat. E já que estamos falando dos anos 80.
Outras músicas que contam com linhas memoráveis de fretless são Lady in Red do Chris de Burgh, As the World falls down do David Bowie com Will Lee no baixo e King of Pain do Police.
Música 5 - Yuri Poppof - Vida e Música
Agora vamos falar de um baixista brasileiro de Montes Claros.
Yuri Poppof é um daqueles músicos que deveriam obrigatoriamente ser estudados nos cursos de contrabaixo. Ele domina o contrabaixo e a sua linguagem como poucos. Preste atenção a como ele faz cada nota soar em seu instrumento, parece que todas as notas que ele toca tem uma vida própria.
Tocou em algumas Orquestras nos anos 70 e começou a utilizar o fretless no final desta década.
Segundo o Benjamin "BJ" Bentes, em 1982, Popoff foi o primeiro a gravar uma música com solo de fretless. O registro está no disco Instrumental, de Mara do Nascimento.
Além do mais ele trabalhou com grandes nomes da música brasileira como Beto Guedes, Toninho Horta, Cássia Eller e Tavinho Moura.
Na matéria da Bass Player, BJ escreve que ele possui dois baixos Pedulla fretless, um de 5 cordas e um de 8 cordas (em pares oitavadas, como num violão de 12 cordas), além de um modelo Yamaha e um baixolão e um japonês Tokai, todos fretless.
Para este especial escolhemos a canção Vida e música do álbum de Paris a Minas de 2019. Esta música foi indicada pelo próprio Yuri.
A formação desta música é Yuri Popoff: BAIXO FRETLESS, Manuel Rocheman: PIANO, Olivier Ker Ourio: HARMÔNICA, Christophe Bras: BATERIA.
O álbum de Paris a Minas foi gravado no Sextan Studio em Paris França entre os dias 11 a 13 de junho, 2017)
Ele contou com a colaboração de renomados músicos do cenário contemporâneo do jazz europeu.
O álbum traz temas inéditos, além da sua mais conhecida criação, "Era só começo o nosso fim".
As informações foram gentilmente fornecida pela Berenice Chaves.
Música 6 - João Baptista - Clube da Esquina 2
Agora vamos escutar uma música do Milton Nascimento que conta com o baixista João Baptista no fretless.
A música é a belíssima Clube da Esquina 2 e foi gravada com um fretless de 5 cordas.
Ela está no álbum Angelus do cantor e que contou com a participação de diversos músicos como Pat Metheny, Jon Anderson do Yes, Wayne Shorter, James Taylor e que além de João, contou com a lenda do contrabaixo acústico Ron Carter.
Se vcs quiserem conferir o desempenho de Carter, Metheny e Shorter, escutem a música Vera Cruz.
Vamos lá escutar a linda música do Milton em parceria com os irmãos Borges, Lô e Marcio, Clube da Esquina 2 do álbum Angelus de 1993.
Música 7 - Brenda Martin - Sin lá red
Como sempre, abrimos espaço aqui no nosso programa para os Baixistas latino americanos e desta vez o destaque vai para a sensacional Brenda Martin.
Brenda é uma baixista Argentina que tem um trabalho muito legal com a banda Eruca Sativa. Se vocês derem uma olhada no trabalho da banda perceberam que a baixista toca diversos modelos de contrabaixo.
Para este especial escolhemos a música "Sin lá red" que ela faz com um Fretless e no meio da canção tem um belo solo com o instrumento.
A Brenda é formada como bacharel em Música na Escuela Superior de Música Popular La Colmena (Córdoba, Argentina).
Ela virou professora na escola depois e em outras academias como a Academia Musical Sol e Academia Yamaha, paralelamente com alunos particulares.
A banda Eruca Sativa foi formada na Argentina em 2007. Os seus integrantes são Lula Bertoldi (guitarra e voz), Brenda Martin (baixo e voz) e Gabriel Pedernera (bateria e voz).
Música 8 - Stevie Di Giorgio - Laje
Agora vamos escutar o Fretless em um trash metal.
Isso nesmo! Um dos maiores nomes do contrabaixo no estilo é Stevie Di Giorgio e ele utiliza um baixo Fretless para gravar a maioria das suas músicas.
Para este especial separamos uma música da banda Death chamada Laje.
Procurem no YouTube, tem vários vídeos deste baixista tocando música com este tipo de baixo.
Por falar em som pesado, uma música bem famosa com Fretless no estilo é Until it Sleeps do Metallica com Jason Newsted no baixo.
Música 9 - Stevie Bailey - Stan the Man
Stevie Bailey é um dos grandes nomes do contrabaixo.
Ele utiliza um Fretless de 6 cordas e vocês podem conferir as suas performances neste trabalho interessante ao lado de Victor Wooten.
Eles montaram um projeto chamado Bass extremes que foi muito importante para o contrabaixo na década de 90. O projeto envolveu uma vídeo-aula, um livro com as linhas e as lições que era acompanhado de um CD. Em todo o show, Steve empunhou o seu Fretless. Posteriormente eles lançaram músicas novas com a participação de outros músicos.
Para este especial separamos uma música que eu gosto muito e que foi feita em homanegem ao Stanley Clarke. O nome da música é Stan the Man e prestem atenção nos acordes que são executados com os harmônicos artificiais.
Para quem não sabe, está técnica consiste em tocar com um dedo da mão direita e um outro dedo da mesma mão executa um harmônico, na maior parte das vezes, uma oitava acima, mas como percebermos, Steve faz vários intervalos diferentes. O baixista geralmente utiliza o indicador para gerar o harmônico e só para registrar, Jacó fazia os harmônicos artificiais com o polegar.
O baterista do trio é Greg Bissonette.
Neste trabalho tem uma música solo do Steve chamada Moonridge
Espero que escutem o programa.
Lembrando que o programa inédito sempre vai ao ar nas terças às 22:00
Abraços e até a próxima!
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