quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Teoria e Análise - Introdução aos materiais de estudo


Olá pessoal!

Iniciamos nesta semana uma coluna sobre teoria e análise. A ideia principal desta coluna será demonstrar na prática algumas ideias sobre modelos analíticos que envolvem os diversos estilos musicais.

Pretendemos de uma forma geral abordar o uso de esquemas harmônicos, melódicos e rítmicos que nos fornecerão todo o cabedal teórico necessário para prover uma análise mais coerente com o pensamento musical de cada compositor e período.


Assim, teremos como base a análise do período conhecido como prática comum e que terão como referências principais o livro de Steven Geoffrey Laitz, "The complete musician: an integrated approach to tonal theory, analysis, and listening" de 2012 e de Stefan Kostka e Dorothy Payne, "Tonal Harmony" de 1999.

Steven Geoffrey Laitz, "The complete musician: an integrated approach to tonal theory, analysis, and listening" de 2012

Ambos os livros, tratam detalhadamente de todos os aspectos musicais e auxiliam no entendimento que pretendemos trasmitir para os estudantes de música. Vinculamos os três tópicos citados - harmonia, melodia e ritmo - pois, acreditamos que uma análise precisa levar em consideração todos os eventos musicais combinados, perceba nas palavras de Laitz, como eles se cruzam e nos chamam a atenção para duas questões, os eventos importantes, ou seja, aqueles eventos que ocorrem em determinados pontos dentro de um aspecto musical e como eles nos mostram os caminhos que o compositor pretende nos transmitir com a sua obra, veja:

"As notas que ocorrem depois das barras de compasso têm uma função especial na música tonal porque são acentuadas. Eventos musicais acentuados se destacam porque nossa atenção é atraída para eles. [...] Uma razão pela qual nossa atenção é atraída para um evento é que ele anuncia algo novo ou diferente, como uma mudança no padrão" (LAITZ, 2012, p. 2-3). 

Em suma, esses eventos são controladores de todas as ocorrências que ocorrerão em outras partes das obras abordadas. Obviamente, com o decorrer dos estudos compreenderemos melhor estes eventos.

Também traremos discussões que envolvem os esquemas contrapontísticos e harmônicos que foram introduzidos no ensino moderno de música a partir da obra de Robert Gjerdingen, "Music in the galant stile" de 2007. 

 Robert Gjerdingen, "Music in the galant stile" de 2007.

O conteúdo de Gjerdingen trabalha essencialmente com a relação entre o baixo e a melodia e que necessita de combinações contrapontísticas para exercer determinadas ideias semânticas dentro de uma composição. Essas combinações são modelos práticos que auxiliavam o compositor galante e que era regido por combinações de movimentos no baixo.

Obviamente, tentaremos adaptar todos esses modelos, com ideias que regem o ensino de harmonia nos cursos escolares, como a harmonia funcional, a harmonia tradicional, o contraponto no modelo fuxiano, etc.

A ideia é avançarmos e vinvularmos os modelos epistemológicos à estilos contemporâneos como o Jazz e o Rock.

Para não estendermos, deixamos aqui o primeiro tópico que os estudantes devem dominar, a escala maior. Em um período anterior, eu montei uma série de vídeos sobre harmonia, que vocês podem acessar aqui no site ou no canal do youtube. Lembrando que no site temos o conteúdo escrito e no youtube somente os vídeos.

Link para os conteúdos no site:

Playlist no youtube:


É isso aí pessoal!
Aos poucos introduziremos todas essas ideias de uma forma mais abrangente para refletirmos e melhorarmos os nossos modelos analíticos.
Abraços e até a próxima coluna!

Fernando Tavares é pesquisador, professor e contrabaixista. Contribuiu com diversas publicações para revistas especializadas em contrabaixo e hoje é membro do LAMUS (Laboratório de Musicologia da EACH-USP Leste), do CEMUPE (Centro de Musicologia de Penedo) e do LEDEP (Laboratório de Educação e Desenvolvimento Psicológico da EACH-USP Leste).
É Mestre e Doutorando em Musicologia pela ECA-USP e é bolsista da CAPES.
"O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001
"This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001"

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