Olá pessoal!
Nesta semana apresentamos uma matéria feita para a edição número #41 da Revista Bass Player Brasil sobre o baixista Les Claypool.
Essa matéria faz parte de uma coleção de mais de 240 publicações feitas para revistas de contrabaixo e que eu tenho divulgado aqui no site.
Para ver as outras matérias que publiquei, vocês podem acessar o link
http://www.femtavares.com.br/p/midiaimpressa-fernandotavares-sempre.html
Estas aulas são parte de um acervo produzido pelo autor e que estão relacionadas as suas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.
Para maiores informações entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com
LES CLAYPOOL
Ao escutarmos as suas linhas de baixo em diversos projetos como Oysterhead, Electric Apricot, em seu trabalho solo, em contribuições para vários músicos e principalmente na sua carreira como líder da banda Primus, percebemos o quanto este excepcional músico chamado Leslie Edward "Les" Claypool é diferenciado.
Claypool, nascido em Richmond, California, no dia 29 de setembro de 1963, consegue transitar por diversas vertentes musicais imprimindo o seu estilo de tocar sem perder a essência musical que cada uma dessas vertentes possui. Além disso, o baixista consegue explorar as sonoridades de vários modelos diferentes de contrabaixos, como os de 4 ou 6 cordas, Fretted ou Fretless, também o Eletric Upright, entre outros. O músico utiliza uma enormidade de efeitos e esbanja habilidade explorando diversas técnicas do nosso instrumento. Em suma, Les Claypool realmente faz por merecer o adjetivo de músico completo.
Dividi esta matéria em partes que exploram as principais técnicas utilizadas por Claypool, sempre em busca de entender as suas ideias musicais, a sua linguagem e a sua abordagem peculiar sobre cada técnica. A ideia não é estudar a fundo cada uma delas, pois seria preciso uma enorme quantidade de exercícios e o objetivo principal que é compreender a linguagem do baixista se perderia. Estude cada uma das técnicas separadamente respeitando a ordem dos exercícios, no final de cada tópico temos uma lista com músicas que exploram cada técnica, para facilitar a pesquisa utilizei somente músicas da banda Primus.
Estude com calma, assista ao vídeo no youtube e se ocupe com muita dedicação para entender o universo deste genial baixista.
Vídeo no Youtube
TÉCNICAS ELEMENTARES
Pizzicato de dois e três dedos
Les Claypool trabalha alternando dois ou três dedos da mão direita no pizzicato. Ele possui uma abordagem muito particular para a técnica com três dedos, pois geralmente os baixistas que a utilizam, tocam linhas contínuas em semicolcheia ou tercina com os três dedos, mas o baixista utiliza o dedo anelar para auxiliar em frases curtas ou rítmicas um pouco mais complexas.
No exercício 1a trabalhamos com a divisão de semicolcheia para nos acostumarmos com o som. No exercício 1b já temos a ideia com três dedos para a qual Claypool utiliza a variação: a (anelar), m (médio) e i (indicador). Treine esta sequencia até o dedo anelar ficar com a mesma força dos outros dedos. Ao conseguir dominar os dedos da mão direita, podemos seguir para o exercício 1c para o qual eu criei uma rítmica parecida à da música “Southbound Pachyderm”, explorando o terceiro dedo ao utilizar a semicolcheia.
Como o assunto aqui é mão direita, uma outra técnica importante para se desenvolver é o “sweep”, nela o baixista sempre explora no sentido do agudo para o grave (corda mais fina para a mais grossa). Esta técnica consiste basicamente em “subir” de corda com o mesmo dedo utilizado por último na corda anterior. O exemplo 1d é muito bom para desenvolver a técnica.
Músicas para estudar:
The Toys Go Winding Down – do álbum Frizzle Fry (introdução e base de voz)
Southbound Pachyderm – do álbum Tales From The Punchbowl (introdução e base de voz)
Those Damned Blue-Collar Tweekers – do álbum Sailing the Seas of Cheese (solo de contrabaixo)
É isso aí pessoal!
Estudem com calma esta primeira coluna, pois no mês que vem voltamos com mais exercícios sobre a técnica de Les Claypool
Abraços!
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