Olá pessoal!
Nesta semana temos a transcrição com texto da música "Good Times" da banda Chic que saiu no álbum Risqué de 1979 e conta com o baixista Bernard Edwards.
Durante anos eu escrevi para publicações relacionadas ao contrabaixo. E atualmente trabalho como pesquisador e professor e divulgo as minhas pesquisas nesta área.
Essa música faz parte da minha coleção de transcrições e análises de baixistas de diversos estilos. Ela foi publicada na edição #11, da revista Bass Player Brasil em Agosto de 2012.
Chic - Good Times
Álbum: Risqué (1979)
Baixista: Bernard Edwards
Transcrição: Fernando Tavares
A música “Good Times” escrita por Bernard Edwards e Nile Rodgers é uma das canções mais conhecidas da música pop e isso se deve muito a sua linha de contrabaixo, uma das mais tocadas por contrabaixistas pelo mundo afora.
A música foi construída basicamente com duas linhas de baixo, sendo estas repetidas e variadas a todo o momento, mas sempre utilizando a estrutura base nas repetições.
A primeira linha equivale ao refrão e todas as partes da música, exceto a base de voz. Como exemplo podemos tomar o trecho compreendido entre os compassos 5 e 8, ele é a linha que o baixista mais repete durante toda a música e a partir dela cria variações. Ela foi construída sobre a escala de Mi menor dórico (escala obtida a partir do II Grau da escala de Ré Maior), e o baixista utiliza contratempos e um staccato martelado, este tipo de staccato é mais acentuado que o staccato simples e ele corta ¾ do som da nota, ou seja, a semínima com este sinal passa a valer ¼ de tempo, este tipo de escrita é utilizada para não poluir a partitura. A escala é tocada de forma ascendente desde a fundamental até a sua oitava. No terceiro compasso é tocada a fundamental do acorde e no quarto compasso do trecho o baixista utiliza uma variação com a quinta do acorde (a 5ª do acorde de Dmaj7 é a nota lá), sendo esta utilizada como nota pedal e a frase é articulada utilizando as notas da escala de Ré Maior, neste compasso o baixista sempre utiliza frases diferentes nos dois últimos tempos, sendo que a frase mais utilizada é a que esta transcrita no compasso 8.
No compasso 18 é apresentada a base de voz, nela o baixista explora os mesmos elementos da base anterior, criando uma variação com a Fundamental, a Sétima menor e a Oitava do acorde de Em7. No terceiro compasso do trecho o baixista toca a Fundamental do acorde e uma pequena variação com sua Quinta grave.
Basicamente a música é formada com estes elementos, mas as variações criadas pelo baixista e o som seco do pizzicato de Edwards é que fazem desta linha um grande clássico do contrabaixo. Estude e preste atenção a execução precisa do baixista e a duração de cada nota para tirar o suingue necessário.
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