Olá pessoal!
Nesta semana apresentamos a nona parte de uma matéria feita para a edição número #41 da Revista Bass Player Brasil sobre o baixista Les Claypool.
Esta é a última parte que contém as técnicas do baixista, na décima e última coluna desta série passaremos exemplos das músicas do baixista.
Essa matéria faz parte de uma coleção de mais de 240 publicações feitas para revistas de contrabaixo e que eu tenho divulgado aqui no site.
Para ver as outras matérias que publiquei, vocês podem acessar o link
http://www.femtavares.com.br/p/midiaimpressa-fernandotavares-sempre.html
Estas aulas são parte de um acervo produzido pelo autor e que estão relacionadas as suas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.
Para maiores informações entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com
Abaixo temos o link da coluna 8 que contém o link de todas as colunas anteriores:
Parte 8: http://www.femtavares.com.br/2023/10/tecnicas-para-contrabaixo-as-tecnicas.html
LES CLAYPOOL
Dividi esta matéria em partes que exploram as principais técnicas utilizadas por Claypool, sempre em busca de entender as suas ideias musicais, a sua linguagem e a sua abordagem peculiar sobre cada técnica. A ideia não é estudar a fundo cada uma delas, pois seria preciso uma enorme quantidade de exercícios enquanto o nosso objetivo principal é compreender a linguagem do baixista.
Estude cada uma das técnicas separadamente respeitando a ordem dos exercícios, no final de cada tópico temos uma lista com músicas que exploram cada técnica, para facilitar a pesquisa utilizei somente músicas da banda Primus. Por isso a matéria está separada em partes, para que você faça o estude de cada técnica com calma.
Estude constantemente os exercícios, aumente o andamento aos poucos, assista ao vídeo no youtube e se ocupe com muita dedicação para entender o universo deste genial baixista.
Vídeo no Youtube
STRUMMING
Consiste em tocar batendo com os dedos da mão direita como se estivesse tocando violão. Esta com certeza é a técnica mais utilizada por Claypool e funciona muito bem no “Power Trio”, sendo que o Primus talvez seja a banda que melhor trabalhe esta ideia , pois ela deixa o guitarrista Larry LaLonde livre para fazer frases e solos, ao invés de ter que segurar uma base. Não é difícil desenvolver uma destreza nesta técnica, basta ter um pouco de paciência.
Escrevi quatro padrões que darão a ideia completa de como ela pode ser usada, sendo que nos exercícios 9a e 9b temos a ideia simples e nos exercícios 9c e 9d são utilizadas notas abafadas para dar um efeito que o baixista gosta muito.
Músicas para estudar:
John The Fisherman – do álbum Frizzle Fry (vários trechos da música)
Here Come The Bastards – do álbum Sailing the Seas of Cheese (vários trechos da música)
Nature Boy – do álbum Pork Soda (refrão)
É isso aí pessoal!
Estude com calma esta nona coluna, pois no mês que vem traremos diversos exemplos musicais do Les Claypool para você estudar.
Abraços!
Nenhum comentário:
Postar um comentário