segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Teoria & Análise - Estudos rítmicos - Parte 1


Olá pessoal!

Nesta semana, iniciamos os estudos de leitura rítmica aqui no site.

O estudo do ritmo é um dos aspectos mais importantes do aprendizado musical. Segundo o livro "The Rhythmic Structure of Music" de Cooper/Meyer, as estruturas rítmicas são organizadas em três modos básicos: Pulso, Métrica e Ritmo.

Este material faz parte de um acervo produzido por mim, relacionado às minhas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com.


Pulso

É a ideia primária da construção de um determinado aspecto rítmico, consistindo em uma série de estímulos que dividem uma "linha do tempo" de maneira uniforme através de batidas ou pulsações. O pulso é necessário para a existência do próximo aspecto que é a Métrica.


Métrica

Métrica é a medida do número de pulsos entre mais ou menos acentos regularmente recorrentes (COOPERMEYER). Estes pulsos devem ser um pouco mais fortes em determinados momentos para podermos distinguir a unidade métrica.

As métricas mais comuns são:

Binária (Tempo Forte + Tempo Fraco)

Ternária (Forte + Fraco + Fraco)

Quaternária (Forte + Fraco + Meio Forte + Fraco)


Exemplos:

Binária: "Desafinado" - Tom Jobim

Ternária: "Blessed Relief" - Frank Zappa

Quaternária: "Every Breath You Take" - The Police


Ritmo

O ritmo refere-se às combinações em constante mudança de durações e silêncios mais longos e mais curtos que povoam a superfície de uma peça musical (Laitz, 2012). Além disso, o ritmo também pode ser pensado como um ou mais batimentos fracos são organizados em relação a um batimento forte.

Os ritmos são representados na pauta por meio das figuras musicais de som e de silêncio, sendo que estas figuras só têm seu valor devidamente assegurados através da fórmula de compasso.

Atualmente, as figuras de som são sete:

  • Semibreve
  • Mínima
  • Semínima
  • Colcheia
  • Semicolcheia
  • Fusa
  • Semifusa.

As pausas recebem o mesmo valor que a respectiva figura de som.

Por exemplo, se uma semínima tiver o valor de 1 tempo, a pausa de semínima também valerá 1 tempo.


Livros consultados:

LAITZ, Steven Geoffrey. The complete musician: an integrated approach to tonal theory, analysis, and listening. 3. ed. New York: Oxford University Press, Inc., 2012.Cap.1 e 2

COOPER, Grosvenor, MEYER, Leonard B. The Rythmic Structure of Music. Chicago: University of Chicago Press, 1960

Na próxima coluna, começaremos a estudar as figuras e seus valores. Até lá, bons estudos! 

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