segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Teoria & Análise - Estudos Ritmicos - Parte 6

 Olá pessoal!

Nesta semana temos a sexta parte do nosso curso sobre leitura rítmica aqui no site. O estudo do ritmo é um dos aspectos mais importantes do aprendizado musical.

Este material faz parte de um acervo produzido por mim, relacionado às minhas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com.

Estudos rítmicos

Nesta segunda parte dos estudos de leitura à primeira vista, acrescentamos as semínimas as duas figuras trabalhadas na coluna anterior: semibreve e mínima no compasso 4/4. Utilize a corda Ré solta para executar o exercício e comece com o metrônomo em 60 bpm.


Encerramos os estudos por aqui e na próxima coluna mostraremos um pouco mais sobre as fórmulas de compasso.

Abaixo, indicamos alguns manuais básicos para o aprofundamento dos estudos rítmicos

POZZOLI, Heitor. Pozzoli: guia teórico-prático para o ensino do ditado musical. São Paulo: Moog Ricordi, 1990.

GRAMANI, José Eduardo. Rítmica. São Paulo: Perspectiva, 2019.

LACERDA, Oswaldo. Exercícios de teoria elementar da músuca. São Paulo: Ricordi Brasileira S.A., 2002.

Este artigo faz parte da minha coleção, que inclui diversos estudos sobre contrabaixo, teoria e análise musical.

Para conferir alguns dos trabalhos e artigos que publiquei, acessem o link:

http://www.femtavares.com.br/p/midiaimpressa-fernandotavares-sempre.html

Para obter mais informações, entrem em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com

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Bons estudos e até a próxima coluna!

Fernando Tavares utiliza cordas Giannini e cabos Datalink.

quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Redes Sociais - Fernando Tavares

 Olá Pessoal!


Gostaria de compartilhar com vocês que semanalmente atualizo meu site e minhas redes sociais com novidades sobre o meu trabalho.

Convido a todos a me acompanharem nas seguintes plataformas:





Fiquem por dentro de todas as novidades e projetos em que estou envolvido. Espero por vocês!

Abraços,

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Exercícios - Parte 8 - Exercícios intermediários para mão esquerda - Subindo e descendo o braço do instrumento

 

Olá, pessoal!

Nesta semana, trago a oitava coluna de exercícios de técnica, na qual abordarei diversos pensamentos sobre o desenvolvimento de uma técnica mais precisa para as mãos direita e esquerda.

Nas primeiras quatro colunas, abordamos os exercícios elementares para a mão direita e esquerda. A partir da coluna 5, começamos a abordar os exercícios intermediários para ambas as mãos. Na coluna de hoje, continuamos com os exercícios intermediários destinados à mão esquerda, desta vez subindo pelo braço cromaticamente. Você deve estar com todas as combinações anteriores dominadas para dar sequência aos estudos.

Este material faz parte de um acervo produzido por mim, relacionado às minhas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com


Exercícios intermediários para mão esquerda

Para melhorar sua técnica e melhorar seus movimentos no contrabaixo, siga essas diretrizes detalhadas para fazer progressão de andamento e ritmo:

Aprenda os exercícios passo a passo:

Configure um andamento inicial: Os exercícios devem ser iniciados com 60 batidas por minuto. Isso permite que você se concentre na clareza das notas e na precisão dos movimentos.

Progrida gradualmente ao longo do tempo: Aumente o andamento em 4 bpm até que você se sinta confortável e confiante em cada exercício. Aumentar lentamente o ritmo ajudará a desenvolver sua técnica e resistência.

Diferencie os ritmos: Pratique todos os exercícios usando uma variedade de subdivisões rítmicas, como colcheias, tercinas de colcheia e semicolcheias. Isso facilitará o domínio do tempo e das divisões mais comuns da música.

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Realize uma Rotina de Estudos: Tente se exercitar pelo menos três vezes por semana. Mantenha um registro organizado dos exercícios estudados, da subdivisão utilizada e do progresso alcançado em uma tabela ou caderno dedicado.

Feedback e Orientação: Procure orientação de um professor de música ou de um músico experiente se for possível. Eles podem dar conselhos e feedback personalizados para ajudá-lo a usar melhor os três dedos e fortalecer o dedo anelar. Lembre-se de praticar frequentemente e com atenção. Com dedicação e concentração

Lembrando que este material faz parte de um acervo produzido por mim, relacionado às minhas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com

Bons estudos e até a próxima coluna!

Fernando Tavares é mestre em Musicologia pela ECA-USP, pesquisador, professor e contrabaixista. Contribuiu com diversas publicações para revistas especializadas em contrabaixo e hoje é membro do LAMUS (Laboratório de Musicologia da EACH-USP Leste), do CEMUPE (Centro de Musicologia de Penedo) e do LEDEP (Laboratório de Educação e Desenvolvimento Psicológico da EACH-USP Leste).


quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Transcrição do Mês - Tower Of Power - You Got To Funkifize


Olá pessoal!

Nesta semana, apresento uma transcrição com texto explicativo no site. Para esta coluna escolhemos a música You Got To Funkifize da banda Tower of Power.

Este artigo faz parte da minha coleção, que inclui diversos estudos sobre contrabaixo, teoria e análise musical.

Para conferir alguns dos trabalhos e artigos que publiquei, acessem o link:

http://www.femtavares.com.br/p/midiaimpressa-fernandotavares-sempre.html 

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You Got to Funkifized


Esta canção, escrita por Emilio Castillo e Stephen Kupka, foi lançada no álbum "Bump City" de 1972 e conta com o genial Francis "Rocco" Prestia no contrabaixo.

Tower of Power é uma banda americana de R&B baseada em Oakland, Califórnia. Eles são conhecidos por sua seção de metais poderosa e groove inigualável. "You Got to Funkifize" é uma faixa do álbum "Bump City", lançado em 1972. A linha de baixo desta música, tocada pelo lendário Rocco Prestia, é um exemplo clássico do estilo de funk que a banda popularizou.

A música está na tonalidade de Ré maior com sétima e tem como característica uma sequencia de Blues. O groove principal dela é apresentado logo no primeiro compasso. Este groove é uma pequena variação do que ocorre durante a maior parte do tempo, sendo apresentado no compasso 3 e repetido 7 vezes até retornar no compasso 16. O groove foi criado utilizando a fundamental, a oitava, a sétima e o cromatismo para voltar à fundamental sobre o acorde de Dm7. Esta ideia é repetida também na base da voz até o compasso 7, no qual ele faz uma aproximação cromática para a nota Sol, que é a fundamental do próximo acorde (G7). O groove criado para este acorde é o mesmo que o baixista pensou para o Dm, obviamente transposto para as notas deste novo acorde.

No compasso 10, o baixista volta ao primeiro groove, e no compasso 12 temos uma frase muito bacana feita sobre o acorde de E7. Perceba que o baixista utiliza a #9 e a #5 dos acordes, mas decidi escrever a nota enarmônica para não causar confusão, pois é mais fácil ler G do que Fx (Fá dobrado sustenido) e C do que a nota B#, que seriam as notas adequadas aos intervalos descritos. Depois, o baixista utiliza os intervalos de 3 e 4 para fechar este compasso. No compasso 13, temos uma aproximação cromática para a fundamental, no 14 repetimos a ideia do 12 e, por fim, o trecho termina com a tétrade de D7.

A partir do compasso 25, se inicia o trecho mais complexo da música, que é a ponte e as bases dos solos. A ponte é feita utilizando dois acordes (C7 e F7), sendo que a frase utiliza a fundamental, a quinta e aproximações cromáticas, com o destaque do trecho sendo a parte rítmica, na qual o baixista utiliza variações da semicolcheia combinadas com colcheia e pausas. No compasso 30, o groove é repetido um tom à frente (acordes de D7 e G7). No compasso 43, se inicia o solo da música, que é construído utilizando basicamente a fundamental dos acordes, aproximações cromáticas e a quinta e sétima.

A partir do compasso 55, temos o trecho mais complexo da música. Nele são utilizadas aproximações cromáticas para a fundamental, a quinta e a oitava. O problema está na parte técnica, que exige uma precisão e uma velocidade grande na combinação de ambas as mãos no fraseado.

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Considerações Finais

"You Got to Funkifize" é uma daquelas músicas que deveriam ser obrigatórias no repertório de qualquer baixista, pois ela trabalha muitos elementos necessários para o desenvolvimento de um grande músico, como a parte rítmica, a técnica de mão direita precisa, a velocidade na mão esquerda e muito swing.

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terça-feira, 15 de outubro de 2024

MKK Bass Sessions #41 - Baixistas Brasileiros

Olá pessoal!



Eu produzi e apresentei um programa totalmente voltado ao contrabaixo na MKK Web Radio (https://mkkwebradio.com.br/) às terças 22:00. O programa teve 101 edições e assim, decidi apresentar aos ouvintes os programas anteriores para os quais fiz alguma pesquisa.

Vocês podem ouvir todos os programas no spotify ou no mix cloud, os links estão abaixo:


https://www.mixcloud.com/discover/

No programa 41 tivemos um especial com baixistas brasileiros. 

Lembrando que o programa sempre vai ao ar nas terças às 22:00 com reprise aos domingos às 20:00 pela MKK Web Radio.

Estas pesquisas são parte de um acervo produzido pelo autor e que estão relacionadas as suas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para maiores informações entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com


Programa 41


Jorge Helder

Para começar o nosso programa, vamos falar do baixista Jorge Helder. O Jorge é um dos baixistas mais emblemáticos da MPB e já gravou com inúmeros artistas. Para vocês terem uma ideia, ele é o baixista de artistas como Chico Buarque, Maria Bethânia e Caetano Veloso. Em outubro de 2020, ele lançou o seu primeiro álbum solo, depois de mais de 40 anos de carreira.

Para começar o nosso especial, vamos ouvir uma canção do álbum Samba Doce. A faixa é "Outubro 86", que conta com Marcelo Martins (sax tenor), Nelson Faria (guitarra), Rafael Vernet (piano), Kiko Freitas (bateria) e, claro, Jorge Helder (contrabaixo). O álbum tem a participação de diversos artistas além dos citados e é uma verdadeira aula de MPB para aqueles que querem entender melhor o estilo.

Música 01 - Jorge Helder - Outubro 86

temos ainda mais uma música com Jorge Helder no contrabaixo, desta vez no baixo elétrico. Escolhemos uma música do álbum que ele gravou com Helio Delmiro em 2004. A música é uma versão para "Ponteio" do sensacional Edu Lobo. Esta música conta com Hélio Delmiro na guitarra, Jorge Helder no baixo elétrico, Jurim Moreira na bateria e Bruno Cardozo nos teclados. Todos os músicos citados são grandes nomes da música instrumental brasileira e vale a pena conferir os seus trabalhos. O álbum do Helio Delmiro se chama Compassos e tem várias outras músicas legais.

Música 02 - Helio Delmiro - Ponteio

Sizão Machado

Agora vamos falar de um dos grandes nomes do contrabaixo brasileiro. Estamos falando do sensacional Sizão Machado. Dono de uma carreira monstruosa, Sizão tocou com muitos nomes da música nacional e internacional como Chet Baker, Herbie Mann, Elis Regina, Cesar Camargo Mariano, Jim Hall, Chico Buarque, Dori Caymmi, Djavan, Milton Nascimento e muitos outros.

A primeira música que escutamos foi "Inesquecível" do álbum Benção de 2014. Esta música é uma composição do famoso baterista Nenê e a formação que gravou esta música é Sizão Machado no contrabaixo acústico, Nenê na bateria, Joabe Reis no trombone e Josué dos Santos no sax alto. O CD pode ser facilmente encontrado nas plataformas de streaming.

Música 03 - Sizão Machado - Inesquecível

Como sempre no trabalho destes baixistas sensacionais, é complicado selecionar uma faixa de suas respectivas carreiras. Selecionamos uma música de um dos trabalhos que tornaram o Sizão uma das grandes referências do contrabaixo. O seu trabalho ao lado de Djavan na década de 80 é muito conhecido. No álbum Lilás de 1984, Sizão dividiu os baixos do álbum com dois grandes baixistas, o Nathan East e o Mike Porcaro. Então selecionamos uma música gravada pelo baixista chamada "Canto da Lira", que tem uma linha de slap bem legal. Participaram desta faixa, o Djavan na voz e violão, Paulinho da Costa na percussão, Luiz Avellar nos teclados, Téo Lima na bateria, Sizão Machado no baixo elétrico e Jerry Hey nos metais.

Música 04 - Djavan - Canto da Lira

Gabriel Bahlis

Agora vamos homenagear uma das maiores referências do ensino de contrabaixo no Brasil. Estamos falando de Gabriel Bahlis. Ele é um dos baixistas mais importantes do nosso país e, infelizmente, nos deixou há pouco tempo. Gabriel tem uma carreira extensa como sideman e músico de estúdio. Ele tocou na Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo e na Filarmônica de Londres. Além disso, tocou com Roberto Carlos, Elis Regina, Ednardo, Elton Medeiros, Eumir Deodato, Frank Sinatra, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Jards Macalé, Vânia Bastos e muitos outros.

Como a sua carreira é diversificada, separamos dois momentos. O primeiro é um álbum com Alceu Valença e Geraldo Azevedo chamado Quadrafônico, lançado em 1972. Este disco é muito bacana e mescla música nordestina com outros estilos. E para mostrar como se dá esta fusão, separamos a música "Cordão do Rio Preto". Esta música conta com Alceu Valença no violão, Zequinha na bateria e percussão, além de Messias no cavaquinho.

Música 05 - Alceu Valença - Cordão do Rio Preto

Agora vamos escutar uma performance do Gabriel ao lado da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Em 2002, eles gravaram um concerto ao lado de Toquinho que foi lançado em 2008. Um dos grandes destaques deste concerto é a performance do Gabriel na música "Regra Três" que separamos para este especial. Vale a pena escutar o álbum inteiro, pois temos várias músicas legais do cantor. Gabriel realmente construiu uma carreira que precisa ser muito lembrada e que com certeza está na história do contrabaixo no Brasil.

Música 06 - Toquinho - Regra Três

Itiberê Zwarg

O próximo músico é um dos baixistas que eu mais gosto. Estamos falando do sensacional Itiberê Zwarg. Itiberê ficou famoso pelo seu trabalho com uma das maiores lendas da música popular brasileira, Hermeto Pascoal. Mas antes de falarmos do seu trabalho com o bruxo, vamos falar de sua carreira solo. Itiberê tem um trabalho super famoso com a Orquestra Família, vale a pena conhecer.

Ele fundou a Itiberê Orquestra Família com o intuito de ser um grupo de ensino musical. A ideia deste trabalho é compor as músicas e os arranjos de forma improvisada nos ensaios, conduzindo os músicos a participar do processo criativo. Eles têm um álbum duplo de 2001 chamado Pedra do Espia, no qual Itiberê atuou como diretor musical, compositor e arranjador. Para o especial de hoje, separamos a música "Quem Entender Morre", que é sensacional e uma verdadeira obra de arte da música contemporânea. Esta música está no álbum Identidade de 2012. Este álbum está nas plataformas de streaming e vale a pena escutar.

A formação desta faixa é Itiberê Zwarg no contrabaixo, Cacá Guifer no saxofone e flauta, Mariana Zwarg nas flautas e saxofone, Karina Neves no flautim e flauta, Carol D'Ávila na flauta e saxofone, Carol Panesi no piano e Ajurinã Zwarg na percussão e bateria. Além disso, temos um segundo baixista, Ricardo Sá Reston.

Música 07 - Itiberê Zwarg - Quem Entender Morre

Como falamos, Itiberê tem um longo trabalho ao lado de Hermeto Pascoal. Ele tocou com Hermeto por 24 anos, desde sua entrada no grupo do músico em 1977. Ele gravou diversos álbuns e muitas músicas clássicas do artista. Para este especial, separamos "Aquela Coisa" que está presente no álbum Lagoa da Canoa, Município de Arapiraca de 1984. Além de Hermeto, esta música conta com Márcio Bahia na bateria, Carlos Malta no saxofone tenor e Itiberê Zwarg no contrabaixo. Este disco é bem legal e tem outras faixas que vale a pena conferir.

Música 08 - Hermeto Pascoal e Grupo - Aquela Coisa

Arismar do Espírito Santo

Um outro baixista essencial é Arismar do Espírito Santo. Na verdade, o Arismar pode ser um músico essencial, pois ele toca muito bem qualquer instrumento que pega. Mas ele ficou reconhecido mesmo no contrabaixo, principalmente quando manda ver nas linhas de baixo mais percutidas.

Para apresentar o primeiro trabalho do Arismar, vamos pegar uma canção que está no seu álbum chamado Alegria nos Dedos de 2012. A música que escolhemos chama "La Isla" e tem uma melodia linda feita no fretless pelo Arismar. Na verdade, esta música conta com Arismar no violão de 7 cordas e no baixo fretless, além da participação de Vinicius Dorin no sax alto.

Música 09 - Arismar - La Isla

Para encerrar o nosso programa, vamos apresentar um dos artistas mais fantásticos da música brasileira, João Donato, que tem uma linguagem musical muito característica. Quem não conhece músicas como "A Rã" ou "Amazonas" deve ir atrás para escutar. No ano de 1997, ele lançou um álbum com o baterista Eloir de Moraes. Este álbum é fantástico e tem vários clássicos do João. Ele entrou no nosso programa porque conta com o Arismar do Espírito Santo tocando contrabaixo em todas as faixas.

Para o especial de hoje, escolhemos a música "Minha Saudade" que tem um improviso maravilhoso do Arismar. Vamos lá escutar "Minha Saudade" com o trio João Donato no piano, Eloir de Moraes na bateria e Arismar do Espírito Santo no contrabaixo. A música está no álbum Café com Pão de 1997.

Música 10 - João Donato - Minha Saudade

E assim chegamos ao fim de mais uma MKK Bass Sessions, com um especial com baixistas brasileiros

É isso aí pessoal!

Espero que escutem o programa. 

Lembrando que o programa sempre vai ao ar nas terças às 22:00.

Esse trabalho é parte de um acervo produzido pelo autor e que estão relacionadas as suas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para maiores informações entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com

Abraços e até a próxima!


quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Baixista do mês - Stanley Clarke


Olá Pessoal!

Nesta semana, apresentamos uma coluna com o baixista Stanley Clarke, reconhecido como um dos músicos mais importantes no instrumento.

Essas matérias fazem parte de um acervo produzido pelo autor e estão relacionadas às suas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com

Nome: Stanley Clarke


Nascimento: 30 de Junho de 1951 na Philadelphia, Pennsylvania

Bandas: Return to Forever, Chick Corea, Clarke/Duke Project, SMV

Discografia:

-Solo
Children Of Forever (1973, Polydor)
Stanley Clarke (1974, Nemperor/Epic EK36973)
Journey To Love (1975, Nemperor/Epic EK36974)
School Days (1976, Nemperor/Epic EK36975)
I Wanna Play For You (1979, Nemperor/Epic EK64295)
Modern Man (1978, Nemperor/Epic)
Rocks, Pebbles & Sand (1980, Epic EK36506)
Let Me Know You (1982, Epic)
Time Exposure (1984, Epic EK38688)
Find Out (1985, Epic EK40040)
Hideaway (1986, Epic EK40275)
If This Bass Could Only Talk (1988, Portrait RK40923)
Live, 1976-1977 (1991, Epic EK48529)
Passenger 57, Music from the Motion Picture (1992, Slamm Dunk/Epic EK53232)
The Collection (1992, Castle Communications, British import)
East River Drive (1993, Epic EK47489)
At The Movies (1995, Epic Soundtrax EK67286)
Bass-ic Collection (1997, Epic EK64277)
1,2 To The Bass (2003, Epic EK 67346)
The Toys of Men (2007, Heads Up)
The Stanley Clarke Band (fea. Hiromi, Ruslan Sirota and Ronald Bruner, Jr.)(2010, Heads Up )

Como membro de banda

RETURN TO FOREVER (with Chick Corea)
Return To Forever (1972, ECM)
Light As A Feather (Polydor)
Hymn Of The Seventh Galaxy (1973, Polydor)
Where Have I Known You Before (1974, Polydor)
No Mystery (1975, Polydor)
Romantic Warrior (1976, Columbia)
Musicmagic (1977, Columbia)
Return To Forever Live (1978, Columbia)
The Best Of Return to Forever (1980, Columbia)
Echoes of an Era (with Chaka Khan)
Echoes of an Era Live (with Nancy Wilson)
The Griffith Park Band Live
The Griffith Park Collection

CLARKE/DUKE PROJECT (with George Duke)
Clarke/Duke Project (1981, Epic EK36918)
Clarke/Duke Project II (1983, Epic EK38934)
Clarke/Duke Project 3 (1990, Epic EK46012)
Live in Montreux, 1988 (1993, Jazz Door-bootleg)

STANLEY CLARKE & FRIENDS (with Larry Carlton, Billy Cobham, Deron Johnson & Najee)
Live At The Greek (1994, Slamm Dunk/Epic EK57506)

NEW BARBARIANS (with Keith Richards)
Buried Alive (bootleg)

MANHATTAN PROJECT (with Lenny White, Michel Petrucciani, Wayne Shorter)
Manhattan Project (1989)

ANIMAL LOGIC · Animal Logic (1989, IRS)
Animal Logic II (1991, IRS)
IMPLOSIONS w/Stanley Clarke, Randy Brecker, McCoy Tyner, Frank Morgan,Peter Erskine, Roger Kellaway and Ernie Watts, (1987)

STANLEY CLARKE/AL DI MEOLA/JEAN-LUC PONTY
The Rite of Strings (1995) · McCOY TYNER with STANLEY CLARKE

VERTU’(with Lenny White) · Vertu’ (1999, 550/Epic)

Jazz In The Garden (with Hiromi and Lenny White 2008) (Heads Up)
Thunder SMV with Stanley Clarke Marcus Miller and Victor Wooten (2008, Heads Up)
Return to Forever Returns (2009, Eagle Records/Fontana)

Vídeo Link:

 

Website: www.stanleyclarke.com

Abraços e até a próxima coluna!

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Transcrição - Apostrophe' Trio - Ilusões

 

Olá pessoal!

Em 2017, lancei um CD com o Apostrophe' Trio e disponibilizarei as transcrições aqui neste site ao longo deste ano.

Nesta semana, temos a transcrição da música Ilusões.

É possível ouvir o álbum no Spotify, no YouTube ou em outras plataformas de streaming.

Youtube:



Ilusões


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Apostrophe' Trio: Ilusões

Música por Fernando Tavares

Performance:
Fernando Tavares: Contrabaixo
Lucas Barbosa Fragiacomo: Guitarra
Thiago Sonho: Bateria

Gravado, mixado e masterizado por Armando Leite no Estúdio Tecnoarte!
Produzido por Fernando Tavares

Abraços e até a próxima coluna!

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Artigo: De ratos e carniças: análise discursiva das bandas de punk rock do ABC

Olá pessoal!

Estou aqui hoje para falar do trabalho "De ratos e carniças: análise discursiva das bandas de punk rock do ABC". Ele foi escrito por Ana Mara Alves de Freita, Fernando Tavares e Diósnio Machado Neto e foi apresentado no 17º Encontro Internacional de Música e Mídia.

Ele pode ser encontrado no link: https://doity.com.br/anais/17musimid/trabalho/210968

Resumo do artigo

Este texto está vinculado ao grupo de Estudos de Rock da EACH-USP e tem como objetivo analisar as práticas discursivas dos grupos de Punk Rock do ABC Paulista entre o final dos anos 1970 e início dos 1980. Apresentamos o cenário histórico do período, as relações de poder por meio da formação discursiva musical das bandas Ulster, Passeatas, Hino Mortal e Garotos Podres, sem perder de vista as diversas formações de sentido bem como estratégias musicais comparadas com grupos estrangeiros, que eram a base referencial e musical dos músicos brasileiros. Tais temas se justificam pelo período em que o movimento ocorreu e que coincidiram com a mobilização dos movimentos sindicais da região. Se desdobra como espaço de resistência e identidade que, de certo modo, construíram as condições para o florescimento do movimento musical de maior impacto na atualidade nas regiões que formavam o antigo cinturão operário do Grande ABC, o Rap. 

Palavras-chave: Análise discursiva, punk rock, ABC Paulista

Abraços e até a próxima coluna!


Fernando Tavares é pesquisador, professor e contrabaixista. Contribuiu com diversas publicações para revistas especializadas em contrabaixo e hoje é membro do LAMUS (Laboratório de Musicologia da EACH-USP Leste), do CEMUPE (Centro de Musicologia de Penedo) e do LEDEP (Laboratório de Educação e Desenvolvimento Psicológico da EACH-USP Leste).
É Mestre e Doutorando em Musicologia pela ECA-USP e é bolsista da CAPES.
"O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001
"This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001"

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Aprenda a tocar as linhas de baixo do Chris Squire

 Olá, pessoal!

Nesta semana, estou divulgando a matéria com vídeo que fiz para a edição 20 da revista Bass Player. Nesta matéria, apresentei diversos exemplos das linhas de baixo do Chris Squire, lendário baixista da banda Yes. Espero que curtam este vídeo.

Este artigo faz parte da minha coleção, que inclui diversos estudos sobre contrabaixo, teoria e análise musical.

Para conferir alguns dos trabalhos e artigos que publiquei, acessem o link:

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Bons estudos e até a próxima coluna!


Fernando Tavares utiliza cordas Giannini e cabos Datalink.

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