quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Artigo: De ratos e carniças: análise discursiva das bandas de punk rock do ABC

Olá pessoal!

Estou aqui hoje para falar do trabalho "De ratos e carniças: análise discursiva das bandas de punk rock do ABC". Ele foi escrito por Ana Mara Alves de Freita, Fernando Tavares e Diósnio Machado Neto e foi apresentado no 17º Encontro Internacional de Música e Mídia.

Ele pode ser encontrado no link: https://doity.com.br/anais/17musimid/trabalho/210968

Resumo do artigo

Este texto está vinculado ao grupo de Estudos de Rock da EACH-USP e tem como objetivo analisar as práticas discursivas dos grupos de Punk Rock do ABC Paulista entre o final dos anos 1970 e início dos 1980. Apresentamos o cenário histórico do período, as relações de poder por meio da formação discursiva musical das bandas Ulster, Passeatas, Hino Mortal e Garotos Podres, sem perder de vista as diversas formações de sentido bem como estratégias musicais comparadas com grupos estrangeiros, que eram a base referencial e musical dos músicos brasileiros. Tais temas se justificam pelo período em que o movimento ocorreu e que coincidiram com a mobilização dos movimentos sindicais da região. Se desdobra como espaço de resistência e identidade que, de certo modo, construíram as condições para o florescimento do movimento musical de maior impacto na atualidade nas regiões que formavam o antigo cinturão operário do Grande ABC, o Rap. 

Palavras-chave: Análise discursiva, punk rock, ABC Paulista

Abraços e até a próxima coluna!


Fernando Tavares é pesquisador, professor e contrabaixista. Contribuiu com diversas publicações para revistas especializadas em contrabaixo e hoje é membro do LAMUS (Laboratório de Musicologia da EACH-USP Leste), do CEMUPE (Centro de Musicologia de Penedo) e do LEDEP (Laboratório de Educação e Desenvolvimento Psicológico da EACH-USP Leste).
É Mestre e Doutorando em Musicologia pela ECA-USP e é bolsista da CAPES.
"O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001
"This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001"

Nenhum comentário: