terça-feira, 15 de outubro de 2024

MKK Bass Sessions #41 - Baixistas Brasileiros

Olá pessoal!



Eu produzi e apresentei um programa totalmente voltado ao contrabaixo na MKK Web Radio (https://mkkwebradio.com.br/) às terças 22:00. O programa teve 101 edições e assim, decidi apresentar aos ouvintes os programas anteriores para os quais fiz alguma pesquisa.

Vocês podem ouvir todos os programas no spotify ou no mix cloud, os links estão abaixo:


https://www.mixcloud.com/discover/

No programa 41 tivemos um especial com baixistas brasileiros. 

Lembrando que o programa sempre vai ao ar nas terças às 22:00 com reprise aos domingos às 20:00 pela MKK Web Radio.

Estas pesquisas são parte de um acervo produzido pelo autor e que estão relacionadas as suas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para maiores informações entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com


Programa 41


Jorge Helder

Para começar o nosso programa, vamos falar do baixista Jorge Helder. O Jorge é um dos baixistas mais emblemáticos da MPB e já gravou com inúmeros artistas. Para vocês terem uma ideia, ele é o baixista de artistas como Chico Buarque, Maria Bethânia e Caetano Veloso. Em outubro de 2020, ele lançou o seu primeiro álbum solo, depois de mais de 40 anos de carreira.

Para começar o nosso especial, vamos ouvir uma canção do álbum Samba Doce. A faixa é "Outubro 86", que conta com Marcelo Martins (sax tenor), Nelson Faria (guitarra), Rafael Vernet (piano), Kiko Freitas (bateria) e, claro, Jorge Helder (contrabaixo). O álbum tem a participação de diversos artistas além dos citados e é uma verdadeira aula de MPB para aqueles que querem entender melhor o estilo.

Música 01 - Jorge Helder - Outubro 86

temos ainda mais uma música com Jorge Helder no contrabaixo, desta vez no baixo elétrico. Escolhemos uma música do álbum que ele gravou com Helio Delmiro em 2004. A música é uma versão para "Ponteio" do sensacional Edu Lobo. Esta música conta com Hélio Delmiro na guitarra, Jorge Helder no baixo elétrico, Jurim Moreira na bateria e Bruno Cardozo nos teclados. Todos os músicos citados são grandes nomes da música instrumental brasileira e vale a pena conferir os seus trabalhos. O álbum do Helio Delmiro se chama Compassos e tem várias outras músicas legais.

Música 02 - Helio Delmiro - Ponteio

Sizão Machado

Agora vamos falar de um dos grandes nomes do contrabaixo brasileiro. Estamos falando do sensacional Sizão Machado. Dono de uma carreira monstruosa, Sizão tocou com muitos nomes da música nacional e internacional como Chet Baker, Herbie Mann, Elis Regina, Cesar Camargo Mariano, Jim Hall, Chico Buarque, Dori Caymmi, Djavan, Milton Nascimento e muitos outros.

A primeira música que escutamos foi "Inesquecível" do álbum Benção de 2014. Esta música é uma composição do famoso baterista Nenê e a formação que gravou esta música é Sizão Machado no contrabaixo acústico, Nenê na bateria, Joabe Reis no trombone e Josué dos Santos no sax alto. O CD pode ser facilmente encontrado nas plataformas de streaming.

Música 03 - Sizão Machado - Inesquecível

Como sempre no trabalho destes baixistas sensacionais, é complicado selecionar uma faixa de suas respectivas carreiras. Selecionamos uma música de um dos trabalhos que tornaram o Sizão uma das grandes referências do contrabaixo. O seu trabalho ao lado de Djavan na década de 80 é muito conhecido. No álbum Lilás de 1984, Sizão dividiu os baixos do álbum com dois grandes baixistas, o Nathan East e o Mike Porcaro. Então selecionamos uma música gravada pelo baixista chamada "Canto da Lira", que tem uma linha de slap bem legal. Participaram desta faixa, o Djavan na voz e violão, Paulinho da Costa na percussão, Luiz Avellar nos teclados, Téo Lima na bateria, Sizão Machado no baixo elétrico e Jerry Hey nos metais.

Música 04 - Djavan - Canto da Lira

Gabriel Bahlis

Agora vamos homenagear uma das maiores referências do ensino de contrabaixo no Brasil. Estamos falando de Gabriel Bahlis. Ele é um dos baixistas mais importantes do nosso país e, infelizmente, nos deixou há pouco tempo. Gabriel tem uma carreira extensa como sideman e músico de estúdio. Ele tocou na Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo e na Filarmônica de Londres. Além disso, tocou com Roberto Carlos, Elis Regina, Ednardo, Elton Medeiros, Eumir Deodato, Frank Sinatra, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Jards Macalé, Vânia Bastos e muitos outros.

Como a sua carreira é diversificada, separamos dois momentos. O primeiro é um álbum com Alceu Valença e Geraldo Azevedo chamado Quadrafônico, lançado em 1972. Este disco é muito bacana e mescla música nordestina com outros estilos. E para mostrar como se dá esta fusão, separamos a música "Cordão do Rio Preto". Esta música conta com Alceu Valença no violão, Zequinha na bateria e percussão, além de Messias no cavaquinho.

Música 05 - Alceu Valença - Cordão do Rio Preto

Agora vamos escutar uma performance do Gabriel ao lado da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Em 2002, eles gravaram um concerto ao lado de Toquinho que foi lançado em 2008. Um dos grandes destaques deste concerto é a performance do Gabriel na música "Regra Três" que separamos para este especial. Vale a pena escutar o álbum inteiro, pois temos várias músicas legais do cantor. Gabriel realmente construiu uma carreira que precisa ser muito lembrada e que com certeza está na história do contrabaixo no Brasil.

Música 06 - Toquinho - Regra Três

Itiberê Zwarg

O próximo músico é um dos baixistas que eu mais gosto. Estamos falando do sensacional Itiberê Zwarg. Itiberê ficou famoso pelo seu trabalho com uma das maiores lendas da música popular brasileira, Hermeto Pascoal. Mas antes de falarmos do seu trabalho com o bruxo, vamos falar de sua carreira solo. Itiberê tem um trabalho super famoso com a Orquestra Família, vale a pena conhecer.

Ele fundou a Itiberê Orquestra Família com o intuito de ser um grupo de ensino musical. A ideia deste trabalho é compor as músicas e os arranjos de forma improvisada nos ensaios, conduzindo os músicos a participar do processo criativo. Eles têm um álbum duplo de 2001 chamado Pedra do Espia, no qual Itiberê atuou como diretor musical, compositor e arranjador. Para o especial de hoje, separamos a música "Quem Entender Morre", que é sensacional e uma verdadeira obra de arte da música contemporânea. Esta música está no álbum Identidade de 2012. Este álbum está nas plataformas de streaming e vale a pena escutar.

A formação desta faixa é Itiberê Zwarg no contrabaixo, Cacá Guifer no saxofone e flauta, Mariana Zwarg nas flautas e saxofone, Karina Neves no flautim e flauta, Carol D'Ávila na flauta e saxofone, Carol Panesi no piano e Ajurinã Zwarg na percussão e bateria. Além disso, temos um segundo baixista, Ricardo Sá Reston.

Música 07 - Itiberê Zwarg - Quem Entender Morre

Como falamos, Itiberê tem um longo trabalho ao lado de Hermeto Pascoal. Ele tocou com Hermeto por 24 anos, desde sua entrada no grupo do músico em 1977. Ele gravou diversos álbuns e muitas músicas clássicas do artista. Para este especial, separamos "Aquela Coisa" que está presente no álbum Lagoa da Canoa, Município de Arapiraca de 1984. Além de Hermeto, esta música conta com Márcio Bahia na bateria, Carlos Malta no saxofone tenor e Itiberê Zwarg no contrabaixo. Este disco é bem legal e tem outras faixas que vale a pena conferir.

Música 08 - Hermeto Pascoal e Grupo - Aquela Coisa

Arismar do Espírito Santo

Um outro baixista essencial é Arismar do Espírito Santo. Na verdade, o Arismar pode ser um músico essencial, pois ele toca muito bem qualquer instrumento que pega. Mas ele ficou reconhecido mesmo no contrabaixo, principalmente quando manda ver nas linhas de baixo mais percutidas.

Para apresentar o primeiro trabalho do Arismar, vamos pegar uma canção que está no seu álbum chamado Alegria nos Dedos de 2012. A música que escolhemos chama "La Isla" e tem uma melodia linda feita no fretless pelo Arismar. Na verdade, esta música conta com Arismar no violão de 7 cordas e no baixo fretless, além da participação de Vinicius Dorin no sax alto.

Música 09 - Arismar - La Isla

Para encerrar o nosso programa, vamos apresentar um dos artistas mais fantásticos da música brasileira, João Donato, que tem uma linguagem musical muito característica. Quem não conhece músicas como "A Rã" ou "Amazonas" deve ir atrás para escutar. No ano de 1997, ele lançou um álbum com o baterista Eloir de Moraes. Este álbum é fantástico e tem vários clássicos do João. Ele entrou no nosso programa porque conta com o Arismar do Espírito Santo tocando contrabaixo em todas as faixas.

Para o especial de hoje, escolhemos a música "Minha Saudade" que tem um improviso maravilhoso do Arismar. Vamos lá escutar "Minha Saudade" com o trio João Donato no piano, Eloir de Moraes na bateria e Arismar do Espírito Santo no contrabaixo. A música está no álbum Café com Pão de 1997.

Música 10 - João Donato - Minha Saudade

E assim chegamos ao fim de mais uma MKK Bass Sessions, com um especial com baixistas brasileiros

É isso aí pessoal!

Espero que escutem o programa. 

Lembrando que o programa sempre vai ao ar nas terças às 22:00.

Esse trabalho é parte de um acervo produzido pelo autor e que estão relacionadas as suas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para maiores informações entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com

Abraços e até a próxima!


Nenhum comentário: