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quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Álbuns Clássicos - Giant Steps - John Coltrane



Olá pessoal!

Na coluna de álbuns clássicos deste mês, apresentamos uma obra-prima de John Coltrane, um dos maiores músicos do século passado. "Giant Steps" é um dos álbuns mais importantes do jazz e foi lançado em fevereiro de 1960 pela Atlantic Records.

Essas matérias fazem parte de um acervo produzido pelo autor e estão relacionadas às suas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com



Este álbum foi inteiramente composto pelo saxofonista e apresentou ao mundo o fraseado melódico característico de Coltrane, mais tarde conhecido como "sheets of sound", além de introduzir um novo conceito harmônico que posteriormente ficou conhecido como "Coltrane changes".

As faixas mais notáveis deste álbum incluem "Naima", "Giant Steps", "Cousin Mary", "Countdown" e "Mr. P.C.".

No geral, "Giant Steps" é amplamente considerado um álbum essencial e inovador, que teve um impacto duradouro não apenas no jazz, mas também na música em geral, influenciando gerações de músicos e continuando a ser reverenciado como uma obra-prima do gênero.

Faixas

01-Giant Steps – 4:43
02-Cousin Mary – 5:45
03-Countdown – 2:21
04-Spiral – 5:56
05-Syeeda's Song Flute – 7:00
06-Naima – 4:21
07-Mr. P.C. (Mr. Paul Chambers) – 6:57

Na versão em vinil de 1960, as quatro primeiras faixas estavam no lado "A" do disco e as outras três no "B".

Formação do Grupo

Gravado em 4 e 5 de Maio de 1959
Faixas 1, 2, 3, 4, 5, 7.
John Coltrane — Saxofone Tenor
Tommy Flanagan — Piano
Paul Chambers — Baixo
Art Taylor — Bateria

Gravado em 2 de dezembro de 1959: faixa 6.
Wynton Kelly — Piano
Jimmy Cobb — Bateria

Créditos Técnicos

Nesuhi Ertegün — Produtor
Tom Dowd — Engenheiro
Phil Iehle — Engenheiro
Stephen Innocenzi — Masterizando
Marvin Israel — Design da Capa
Nat Hentoff — Notas
Lee Friedlander — Fotografia


Spotify



Abraços e até a próxima coluna!

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Transcrição - Apostrophe' Trio - Thaís e a Festa

Olá pessoal!

Em 2017, lancei um CD com o Apostrophe' Trio e disponibilizarei as transcrições aqui neste site ao longo deste ano.

Nesta semana, temos a transcrição da música Thaís e a Festa.

É possível ouvir o álbum no Spotify, no YouTube ou em outras plataformas de streaming.

Youtube:



Thaís e a Festa


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Apostrophe' Trio: Thaís e a Festa

Música por Fernando Tavares

Performance:
Fernando Tavares: Contrabaixo
Lucas Barbosa Fragiacomo: Guitarra
Sérgio Casalunga: Guitarra
Thiago Sonho: Bateria

Gravado, mixado e masterizado por Armando Leite no Estúdio Tecnoarte!
Produzido por Fernando Tavares

Abraços e até a próxima coluna!

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Dissertação de Mestrado: Fernando Tavares - A Arte do Partimento em sua história, fundamentos, práticas e discussão musicológica: análise historiográfica para a consolidação de um saber para a pedagogia da música

  Olá pessoal!

Estou aqui hoje para informar que a minha dissertação de mestrado "A Arte do Partimento em sua história, fundamentos, práticas e discussão musicológica: análise historiográfica para a consolidação de um saber para a pedagogia da música" está disponível no banco de Teses e Dissertações da USP (Universidade de São Paulo).

https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-27062023-100608/pt-br.php

Essa pesquisa se iniciou por volta de Março de 2018, quando ingressei no LAMUS-EACH (Laboratório de Musicologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Em 07/02/2019, sob orientação de Diósnio Machado Neto ingressei no programa de Mestrado em Musicologia da Escola de Comunicações e Artes da USP e fui aprovado em 25/10/2021. 

Agora estou no Doutorado na mesma instituição e sob a orientação de Diósnio Machado Neto novamente, para analisarmos a obra de José Maurício Nunes Garcia. Fiquem de olho nos artigos que publicamos sobre a pesquisa.

Resumo

No decorrer do século XVIII desenvolveu-se nos Conservatórios de Nápoles uma maneira eficaz de ensinar música conhecida como partimento. Tal método consistia em transmitir os parâmetros musicais por linhas de baixo que continham combinações de notas compreendidas pelos músicos e que lhes proporcionavam informações para a realização de esquemas harmônicos e contrapontísticos. Estes esquemas eram usados para o exercício da improvisação e composição. O modelo de ensino pelos partimentos circulou por toda a Europa através das mãos de mestres que trabalharam ou formaram músicos para as diversas cortes do Antigo Regime. Na década de 1990, iniciou-se um movimento pela compreensão deste modelo de ensino e a partir da segunda metade da década de 2000, diversos trabalhos consolidaram a revisão metodológica deste modelo de ensino. Utilizando-se destes textos contemporâneos que revisitaram e reconstruíram o modelo de ensino pelo partimento, apresentamos nesta dissertação uma revisão bibliográfica com base no trabalho de musicólogos, analistas e teóricos musicais que escreveram sobre este assunto. Com base nos dados coletados, analisamos as informações obtidas e descrevemos como eram as principais escolas, mestres, conteúdos e características do ensino buscando a compreensão dos debates musicais que estavam sendo promovidos pelos músicos do período. A conclusão das análises nos fez compreender o método e criar uma base importante para a execução de um projeto futuro que visa demonstrar o benefício do ensino dos partimentos para auxiliar no ensino das disciplinas de criação musical.

Palavras-chave: Partimento. Contraponto. Conservatórios Napolitanos. Análise Musical. Música Galante.