Olá, pessoal!
Nesta semana, trago a nona coluna de exercícios de técnica, na qual abordarei diversos pensamentos sobre o desenvolvimento de uma técnica mais precisa para as mãos direita e esquerda.
Nas primeiras quatro colunas, abordamos os exercícios elementares para a mão direita e esquerda. A partir da coluna 5, começamos a abordar os exercícios intermediários para ambas as mãos que duraram até a coluna 8. Na coluna de hoje, começamos os exercícios avançados, primeiro destinados à mão direita.
Este material faz parte de um acervo produzido por mim, relacionado às minhas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com
Exercícios intermediários para mão direita - Técnica de pizzicato com três dedos
Os exercícios de preparação para a técnica de três dedos são essenciais para o desenvolvimento e fortalecimento da destreza desses dedos, especialmente o dedo anelar, que é menos utilizado e menos forte do que os outros dedos. Aqui estão algumas sugestões sobre como estudar esses exercícios com sucesso:
A postura e o método adequados: Certifique-se de estar na postura correta antes de começar os exercícios. Mantenha a mão relaxada e curve os dedos sobre as cordas.
Foco no Dedo Anelar: Faça exercícios para fortalecer o dedo anelar. Ele pode ser mais fraco e menos ágil, então leva mais tempo para se tornar melhor. Melhorar a coordenação deste dedo é o objetivo de exercícios específicos.
Comparação de Sons: Enquanto praticar, observe se o som que o dedo anelar produz é semelhante ao dos outros dedos. Certifique-se de que a sonoridade de todos os dedos seja a mesma, garantindo que o anelar não emita um som menos forte ou definido.
Para quem toca heavy metal e outros estilos rápidos, essa técnica é crucial. Em particular, uso o terceiro dedo para complementar frases, como Les Claypool.
Quando trabalhamos tercinas, não temos problemas porque são três notas e cada uma tem um dedo.
Como temos três dedos para duas notas e três dedos para quatro notas, as combinações de colcheia e semicolcheia são o problema. Para essas circunstâncias, proponho três combinações diferentes; estude-as e escolha a que você preferir. Vale destacar que baixistas como Billy Sheehan e Felipe Andreoli usam a terceira técnica.
Persistência e Paciência: Aprimorar a técnica dos três dedos requer tempo e prática regular. Se o dedo anelar parecer incoerente no início, não desanime. Você verá melhorias substanciais se tiver paciência e persistência.
Feedback e Orientação: Procure orientação de um professor de música ou de um músico experiente se for possível. Eles podem dar conselhos e feedback personalizados para ajudá-lo a usar melhor os três dedos e fortalecer o dedo anelar. Lembre-se de praticar frequentemente e com atenção. Com dedicação e concentração
Lembrando que este material faz parte de um acervo produzido por mim, relacionado às minhas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com
Bons estudos e até a próxima coluna!
Fernando Tavares é mestre em Musicologia pela ECA-USP, pesquisador, professor e contrabaixista. Contribuiu com diversas publicações para revistas especializadas em contrabaixo e hoje é membro do LAMUS (Laboratório de Musicologia da EACH-USP Leste), do CEMUPE (Centro de Musicologia de Penedo) e do LEDEP (Laboratório de Educação e Desenvolvimento Psicológico da EACH-USP Leste).
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