quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Teoria & Análise - Estudos Ritmicos - Parte 5

 Olá pessoal!

Nesta semana temos a quinta parte do nosso curso sobre leitura rítmica aqui no site. O estudo do ritmo é um dos aspectos mais importantes do aprendizado musical.

Este material faz parte de um acervo produzido por mim, relacionado às minhas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com.

Estudos rítmicos

Começamos os estudos de leitura à primeira vista com as figuras de semibreve e mínima no compasso 4/4. Na primeira parte temos as figuras de som e na segunda parte as figuras de silêncio (pausa) são adicionadas. Utilize a corda Ré solta para executar o exercício e comece com o metrônomo em 60 bpm.


Encerramos os estudos por aqui e na próxima coluna mostraremos um pouco mais sobre as fórmulas de compasso.

Abaixo, indicamos alguns manuais básicos para o aprofundamento dos estudos rítmicos

POZZOLI, Heitor. Pozzoli: guia teórico-prático para o ensino do ditado musical. São Paulo: Moog Ricordi, 1990.

GRAMANI, José Eduardo. Rítmica. São Paulo: Perspectiva, 2019.

LACERDA, Oswaldo. Exercícios de teoria elementar da músuca. São Paulo: Ricordi Brasileira S.A., 2002.

Este artigo faz parte da minha coleção, que inclui diversos estudos sobre contrabaixo, teoria e análise musical.

Para conferir alguns dos trabalhos e artigos que publiquei, acessem o link:

http://www.femtavares.com.br/p/midiaimpressa-fernandotavares-sempre.html

Para obter mais informações, entrem em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com

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Facebook: https://www.facebook.com/femtavares
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Bons estudos e até a próxima coluna!

Fernando Tavares utiliza cordas Giannini e cabos Datalink.

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Artigo publicado na revista Orfeu: As transformações e heranças do modelo pedagógico Napolitano

 Olá!

Anunciamos a publicação do artigo “As transformações e heranças do modelo pedagógico Napolitano: Uma pequena reflexão a partir do tratado de João Sépe”, no v. 9 n. 2 (2024): Dossiê: V Encontro da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical - TeMA da Revista Orfeu. No artigo, inserido na linha de Significação Musical e Estudos das estruturas discursivas na música de José Maurício Nunes Garcia, Fernando Tavares e Diósnio Machado Neto refletem sobre as heranças do ensino Napolitano no século XX, a partir dos estudos apresentados no Tratado de Harmonia de João Sépe, lançado em 1941 e utilizado como livro oficial no Conservatório Dramático de São Paulo e em outras instituições do país.

O 9º Volume, n. 2, da revista Orfeu pode ser acessado pelo link:

https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu

O artigo em específico pode ser acessado pelo link a seguir:

https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/25505

Resumo do Artigo:

Este artigo explora a evolução do modelo pedagógico napolitano, concentrando-se nos trabalhos de Fedele Fenaroli (versões de 1775 e 1847) e João Sépe (lançado em 1942). Destaca como o livro “Regole musicali per i principianti di cembalo”, lançado por Fenaroli, testemunhou mudanças no pensamento musical ao longo do século XIX e possuía semelhanças com os exercícios de harmonia e contraponto, no “Tratado de Harmonia” de João Sépe, amplamente utilizado em escolas de música no Brasil. Para tanto, em um primeiro momento, comparamos o formato da escrita dos exercícios e discutimos o modelo de ensino por meio dos baixos instrucionais. Posteriormente, apresentamos um modelo comparativo dos quatro ensinamentos musicais fundamentais dos cadernos de partimento: Regra da Oitava, Cadências, Suspensões e Movimentos de Baixo. Ademais, apresentamos uma breve discussão sobre as formas de modulações que encontramos nos autores. Por fim, demonstramos como a realização harmônica, transmitida através dos baixos, ganha destaque, evidenciando a força do acorde como unidade harmônica em relação às passagens contrapontísticas.

Abraços!

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

EP - Apostrophe' Duo - Smoking Pipe

 

 Olá, pessoal!

Em 2023, lançamos o novo EP do Apostrophe' em formato duo, chamado Smoking Pipe.

Ele está disponível em todas as plataformas de streaming. Alguns Links para escutar o álbum são:

Spotify: https://open.spotify.com/album/0b1dKsSAhvrP6YoetxXXdV?si=Tqj_N4iuRJ62Kbupse_jVg

Deezer: https://deezer.page.link/NiiSzyV6Qp6pZZLcA

Apple: https://music.apple.com/us/album/apostrophe-duo-ep/1677683263

Youtube:

O EP Smoking Pipe do Apostrophe' Duo é o segundo trabalho do projeto Apostrophe'. 

Desta vez o contrabaixista Fernando Tavares e o guitarrista Lucas Fragiacomo se reuniram para gravar um EP com quatro músicas, sendo três inéditas e uma regravação da faixa Apostrophe' em formato Jazz.

Esse álbum foi composto no primeiro semestre de 2022 e registrado no início de 2023. 

As gravações possuem um clima ao vivo, pois o Duo procurou manter a sonoridade que conseguiu extrair nos ensaios. O álbum foi gravado no Insound estúdio e é o primeiro a sair pela Insound Produtora e contou com a produção de Clayton Souza, mais sobre a produtora no link https://insoundprodutora.com/.

A capa foi criada pelo artista Pedro Terra que utilizou um quadro do artista plástico Gilberto "Giba" Tavares como fonte principal.

O designer e o logo da banda foram feitos por Rommel Lima.


As faixas são:

1 - Smoking Pipe - Fernando Tavares / Lucas Fragiacomo

2 - Apostrophe - Fernando Tavares / Lucas Fragiacomo

3 - Sons da Mente III - Lucas Fragiacomo

4 - Ventos da Liberdade II - Fernando Tavares / Lucas Fragiacomo


O álbum está em todas as plataformas de streaming.


segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Exercícios - Parte 7 - Exercícios intermediários para mão esquerda - Variando as combinações

 

Olá, pessoal!

Nesta semana, trago a sétima coluna de exercícios de técnica, na qual abordarei diversos pensamentos sobre o desenvolvimento de uma técnica mais precisa para as mãos direita e esquerda.

Nas primeiras quatro colunas, abordamos os exercícios elementares para a mão direita e esquerda. A partir da coluna 5, começamos a abordar os exercícios intermediários para ambas as mãos. Na coluna de hoje, continuamos com os exercícios intermediários destinados à mão esquerda, desta vez variando as combinações estudadas anteriormente.

Este material faz parte de um acervo produzido por mim, relacionado às minhas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com


Exercícios intermediários para mão esquerda - Variando as combinações

Para melhorar sua técnica e melhorar seus movimentos no contrabaixo, siga essas diretrizes detalhadas para fazer progressão de andamento e ritmo:

Aprenda os exercícios passo a passo:

Configure um andamento inicial: Os exercícios devem ser iniciados com 60 batidas por minuto. Isso permite que você se concentre na clareza das notas e na precisão dos movimentos.

Progrida gradualmente ao longo do tempo: Aumente o andamento em 4 bpm até que você se sinta confortável e confiante em cada exercício. Aumentar lentamente o ritmo ajudará a desenvolver sua técnica e resistência.

Diferencie os ritmos: Pratique todos os exercícios usando uma variedade de subdivisões rítmicas, como colcheias, tercinas de colcheia e semicolcheias. Isso facilitará o domínio do tempo e das divisões mais comuns da música.


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Realize uma Rotina de Estudos: Tente se exercitar pelo menos três vezes por semana. Mantenha um registro organizado dos exercícios estudados, da subdivisão utilizada e do progresso alcançado em uma tabela ou caderno dedicado.

Feedback e Orientação: Procure orientação de um professor de música ou de um músico experiente se for possível. Eles podem dar conselhos e feedback personalizados para ajudá-lo a usar melhor os três dedos e fortalecer o dedo anelar. Lembre-se de praticar frequentemente e com atenção. Com dedicação e concentração

Lembrando que este material faz parte de um acervo produzido por mim, relacionado às minhas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com

Bons estudos e até a próxima coluna!

Fernando Tavares é mestre em Musicologia pela ECA-USP, pesquisador, professor e contrabaixista. Contribuiu com diversas publicações para revistas especializadas em contrabaixo e hoje é membro do LAMUS (Laboratório de Musicologia da EACH-USP Leste), do CEMUPE (Centro de Musicologia de Penedo) e do LEDEP (Laboratório de Educação e Desenvolvimento Psicológico da EACH-USP Leste).


quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Transcrição de Jazz - Autumn Leaves

 Olá pessoal!

Nesta semana, apresentamos um estudo sobre a música Autumn Leaves de Joseph Kosma.

Essa matéria faz parte da minha coleção com diversos estudos sobre contrabaixo, teoria e análise musical.

Para ver alguns trabalhos e matérias que publiquei, vocês podem acessar o link

http://www.femtavares.com.br/p/midiaimpressa-fernandotavares-sempre.html

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Autumn Leaves

"Autumn Leaves" é uma canção popular de jazz composta por Joseph Kosma com letras de Jacques Prévert em francês e Johnny Mercer em inglês. Ela se tornou um standard de jazz amplamente tocado e gravado por muitos músicos ao longo dos anos.

Análise Harmônica

  • Tonalidade de Gm;
  • Forma: AABA (8 compassos);
  • O “A” tem uma sequência de 5ªs no baixo, formando o que conhecemos como harmonia estrutural, com uma sequência de quintas descendentes no baixo e forma ii – V7 – I – IV, iiø – V7 – i;
  • O “B” inverte a sequência com o iiø V7 i, seguido de ii V7 I.
  • No último “A” temos uma sequência de ii subV que caminha para o bVI.
  • No final temos uma cadência perfeita (pelo fluxo melódico temos um 2 – 1.


Transcrição da Melodia


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Bons estudos e até a próxima coluna!

Fernando Tavares utiliza cordas Giannini e cabos Datalink.

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

MKK Bass Sessions #39 - Baixistas Latino-Americanos

 Olá pessoal!


Eu produzo e apresento um programa totalmente voltado ao contrabaixo na MKK Web Radio (https://mkkwebradio.com.br/) às terças 22:00. O programa já teve mais de 100 edições e assim, decidi apresentar aos ouvintes os programas anteriores para os quais fiz alguma pesquisa.

Vocês podem ouvir todos os programas no spotify ou no mix cloud, os links estão abaixo:


https://www.mixcloud.com/discover/

No programa 39 tivemos um especial com baixistas latino-americanos. 

Lembrando que o programa sempre vai ao ar  nas terças às 22:00 com reprise aos domingos às 20:00 pela MKK Web Radio.

Estas pesquisas são parte de um acervo produzido pelo autor e que estão relacionadas as suas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para maiores informações entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com


Programa 39


Juan Garcia Herreros

Para começar o nosso programa, vamos com duas indicações do amigo Andrés Zuniga. 

Primeiro, vamos falar e ouvir o sensacional baixista colombiano Juan Garcia Herreros, também conhecido como The Snow Owl. O baixista tem um trabalho sensacional e mora nos EUA desde meados dos anos 80, quando começou a estudar flauta por lá. Ele é um daqueles baixistas que dominam demais o baixo de 6 cordas e tem uma linguagem bem legal de improvisação. No especial de hoje, escutaremos a canção "Back to the Future" do álbum The Blue Road de 2016. Nela, vemos o baixista tocar com uma linguagem latina bem bacana e arranjos sensacionais.

Música 01 - Juan Garcia Herreros - Back to the Future

Willy Gonzales

Mais um baixista desta onda latina é o argentino Willy Gonzales. Um dos baixistas mais famosos da região, trabalhou ao lado de diversos artistas do Jazz e, inclusive, da MPB como o Boca Livre. Ele tocou com muita gente antes de mudar o rumo da sua vida e iniciar uma pesquisa relacionada à música da sua terra. Na música deste especial chamada "Rio Cogotes," vemos o baixista tocar uma linha de baixo bem trabalhada, além de um improviso bem legal dele. Esta música foi lançada em 1988 no álbum La Banda Latina da banda homônima, formada por Willy, Diego Schissi (teclados), Jorge Araujo (bateria), Pablo Rodríguez (saxofone) e Marco Pusineri (percussão).

Música 02 - Willy Gonzales - Rio Cogotes

Igor Saavedra

Agora vamos escutar um baixista que eu adoro. Estamos falando do chileno Igor Saavedra Valenzuela. Eu conheci o trabalho do Igor quando ele veio ao Brasil há muitos anos. Ele toca com um imponente baixo de 8 cordas. No seu canal do YouTube tem uns arranjos fantásticos de Chord Melody, deem uma olhada lá. Para o especial de hoje, escolhemos uma música que o Igor gravou com o guitarrista Emilio Garcia chamada "Ultra Blues." Ela está no álbum homônimo de 2005. Vale muito a pena conhecer este álbum, pois ele tem um pé muito fincado no Blues mais fusion de grandes guitarristas dos anos 80 e 90. Além da linha do Igor que é fantástica, temos um improviso bem legal do baixista, além de uma levada sensacional de slap.

Música 03 - Igor Saavedra - Ultra Blues

Nerina Nicotra

Na sequência, falamos de pop music. Escutamos uma baixista argentina, mais precisamente da cidade de Quilmes. Estamos falando da baixista Nerina Nicotra. Ela é conhecida por integrar a banda que acompanha o cantor Luis Alberto Spinetta desde 2004 e gravou com ele três discos: Pan (2005), Un Mañana (2008), e Spinetta y las Bandas Eternas (2010). Para este especial escolhemos a música "Atado a tu Frontera" do primeiro disco que Nerina gravou em 2005. A linha de baixo é bem legal e cheia de convenções, um som pop de primeira qualidade. Os discos do Spinetta são bem legais e têm uma linha bem característica das bandas pops argentinas. Ela também acompanhou o famosíssimo Fito Paez.

Música 04 - Luis Alberto Spinetta - Atado a tu Frontera

Gabriela Martinez

Uma outra baixista argentina importante é Gabriela Martinez. Ela é integrante da banda Las Pelotas desde 1993. A banda é mais uma da cena pop argentina que tem vários álbuns bem legais. A Gabriela tem uma pegada bem marcada de baixo e as linhas são bem características do pop. A banda é formada por Germán Daffunchio (guitarra e voz), Sebastián Schachtel (teclados), Tomás Sussmann (guitarra), Gabriela Martínez (baixo), Gustavo Jove (bateria), e Alejandro Gómez (trompete, trombone e percussão). Para o especial de hoje escolhemos a música "Siéntate y Espera" do álbum Es Así de 2020.

Música 05 - Las Pelotas - Siéntate y Espera

Juan Calleros

Agora vamos colocar uma banda pop do México. Arrisco a dizer que esta é a banda mais famosa da América Latina, eu particularmente sou muito fã. Estamos falando do Maná. No Brasil, eles estouraram com uma baladinha na novela, mas que esconde a banda de hard rock e pop que eles são. Outra coisa interessante é que a banda mistura vários ritmos latinos na sua música, dando uma característica bem marcante para o seu som. Os músicos da banda são excelentes, com destaque para o baterista Alex González, que é um monstro tocando. Além dele, temos Fher Olvera (vocal e guitarra) e Sergio Vallín (guitarra), além, claro, do destaque do nosso especial, o baixista Juan Calleros, que toca muito também. Entre tantas músicas, destacamos "Mariposa Traicionera" que tem um baixo meio bolero e "Te Lloré Un Río," mas para este especial escolhemos "Eres Mi Religión" do álbum Revolución de Amor de 2002. Escolhemos esta música porque, além da levada bem legal, ela tem uma linha com tapping na introdução da música.

Música 06 - Maná - Eres Mi Religión

Paco Ayala

Ainda do México, temos uma outra banda muito bacana. Estamos falando do quarteto chamado Molotov. As letras da banda são bem bacanas e retratam os problemas sociais do país, além de conterem diversas críticas aos governos de lá. A banda transita por várias vertentes do rock e em alguns momentos soa também meio rap, meio funk. Os quatro integrantes se revezam nos instrumentos, todos eles gravam diversos instrumentos no álbum, mas eles têm os instrumentos principais, sendo Tito Fuentes o guitarrista e vocalista, Micky Huidobro o outro guitarrista, Paco Ayala no baixo, e Randy Ebright na bateria. Para o especial de hoje escolhemos a divertidíssima "Olerei Olerei Olerehuhu," um trava-língua, hahaha. Essa música saiu no álbum Agua Maldita de 2014, o quinto álbum da banda.

Música 07 - Molotov - Oleré Y Oleré Y Oleré El UHU

Alejandra Villarreal

Ainda no México, temos uma banda nova formada por três irmãs. Estamos falando do The Warning, uma banda de rock de Monterrey formada em 2013. A banda é formada por Daniela (guitarra, vocal principal), Paulina (bateria, vocal, piano), e Alejandra Villarreal (baixo, piano, backing vocals). Para o especial de hoje, separamos a música "DISCIPLE," que foi lançada no álbum Mayday de 2021. O The Warning é uma banda de Heavy Metal e canta em inglês, mas está no nosso programa porque o som é muito legal.

Música 08 - The Warning - Disciple

Gabriel "Tete" Iglesias

Agora vamos escutar uma banda bem legal da Argentina. Ela é considerada uma das bandas mais famosas do país. Estamos falando de La Renga e seu hard rock bem divertido. A banda é um trio formado por Gustavo "Chizzo" Nápoli (voz e guitarra), Gabriel "Tete" Iglesias (baixo), e Jorge "Tanque" Iglesias (bateria), mas ela conta com a participação nos sopros de Manu Varela. Para o especial de hoje, separamos a música "El Revelde" do quinto álbum da banda chamado La Renga de 1998.

Música 09 - La Renga - El Revelde

Harold Hopkins

Para encerrar o nosso especial, vamos ouvir uma banda sensacional. Ela conta com o baixista do De La Tierra, Harold Hopkins. Mas, na verdade, para quem não sabe, o Harold era muito famoso pelo seu trabalho na banda porto-riquenha Puya. A banda foi formada como um trio de música instrumental em 1990 pelo baixista e o guitarrista Ramon Ortiz, além de Ed Paniagua. O som da banda é muito bom, eles misturam heavy metal com música caribenha, e não é aquelas pitadas de música étnica que conhecemos, eles literalmente tocam música porto-riquenha.

Música 10 - Puya - Potencial

E assim chegamos ao fim de mais uma MKK Bass Sessions, com um especial repleto de artistas latino-americanos que deixaram sua marca na música do continente.

É isso aí pessoal!

Espero que escutem o programa. 

Lembrando que o programa sempre vai ao ar nas terças às 22:00.

Esse trabalho é parte de um acervo produzido pelo autor e que estão relacionadas as suas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para maiores informações entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com

Abraços e até a próxima!



quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Álbuns Clássicos - Deep Purple - Burn


Olá Pessoal!

Nesta semana, apresentamos uma coluna sobre o álbum Burn da banda Deep Purple.

Essas matérias fazem parte de um acervo produzido pelo autor e estão relacionadas às suas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com


O álbum 'Burn' é o oitavo álbum de estúdio da banda Deep Purple, gravado em Montreux, Suíça, em novembro de 1973 e lançado em fevereiro de 1974.

Este álbum marca a estreia de David Coverdale e do baixista Glenn Hughes na banda, trazendo consigo uma nova abordagem e influências distintas para o estilo de Hard Rock que a banda vinha desenvolvendo.

"Burn" oferece uma fusão distinta de hard rock e influências de blues e soul, resultando em um som mais dinâmico e variado em comparação com os lançamentos anteriores do Deep Purple. Canções como "Burn", "Mistreated" e "You Fool No One" se destacam por suas performances enérgicas, combinando diferentes estilos musicais e evidenciando a habilidade técnica e a versatilidade dos integrantes da banda.

A faixa-título "Burn" tornou-se um dos clássicos do Deep Purple e é lembrada como uma das músicas mais emblemáticas da época em que Coverdale e Hughes integravam a banda.

Este álbum marcou uma transformação notável na jornada do Deep Purple, representando uma mudança e um avanço sonoro significativo. É considerado um componente essencial do legado da banda no cenário do rock, apreciado tanto por fãs quanto por críticos musicais.

Faixas

1. Burn - 6:00
2. Might Just Take Your Life - 4:36
3. Lay Down, Stay Down - 4:15
4. Sail Away - 5:48
5.You Fool No One - 4:47
6.What's Goin' On Here - 4:55
7. Mistreated - 7:25
8.'A' 200 - 3:51

Formação

Ritchie Blackmore - guitarra
David Coverdale - vocais
Glenn Hughes - baixo e vocal
Jon Lord - teclados
Ian Paice - bateria



No spotify


Abraços e até a próxima coluna!

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Transcrição - Apostrophe' Trio - Clima

 

Olá pessoal!

Em 2017, lancei um CD com o Apostrophe' Trio e disponibilizarei as transcrições aqui neste site ao longo deste ano.

Neste mês, temos a transcrição da música Clima.

É possível ouvir o álbum no Spotify, no YouTube ou em outras plataformas de streaming.

Youtube:



Clima


Esta composição foi escrita por Mozart Mello e cedida gentilmente por ele para o nosso álbum de estreia. A sua uma forma estrutural é composta por quatro partes distintas: A-A-B-A-B-C-D = solos-A-B-C.

Transcrição

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Apostrophe' Trio: Clima

Música por Mozart Mello

Performance:
Fernando Tavares: Contrabaixo
Lucas Barbosa Fragiacomo: Guitarra
Thiago Sonho: Bateria

Gravado, mixado e masterizado por Armando Leite no Estúdio Tecnoarte!
Produzido por Fernando Tavares

Abraço e até a próxima coluna!

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Site: Música Livre: da formação à ação pedagógica

Olá, pessoal!

Para quem não sabe, eu também colaboro na construção de sites para grupos de pesquisa de várias instituições. Um deles é o site do projeto Música Livre: da formação à ação pedagógica do GEPESPP/LEDEP da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Sociedade e Políticas Públicas e Laboratório de Educação e Desenvolvimento Psicológico).

O projeto pode ser visto neste link: Música Livre: da formação à ação pedagógica

https://sites.usp.br/gepespp-ledep/musica-livre-da-formacao-a-acao-pedagogica/

O site com os conteúdos pode ser encontrado neste link: Site do projeto Música Livre

https://musicalivrefap.wixsite.com/inicial/sobre

Este artigo faz parte da minha coleção, que inclui diversos estudos sobre contrabaixo, teoria e análise musical.

Para conferir alguns dos trabalhos e artigos que publiquei, acessem o link:

http://www.femtavares.com.br/p/midiaimpressa-fernandotavares-sempre.html

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Bons estudos e até a próxima coluna!

Fernando Tavares utiliza cordas Giannini e cabos Datalink.

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Teoria & Análise - Estudos Ritmicos - Parte 4

 

Olá pessoal!

Nesta semana temos a quarta parte do nosso curso sobre leitura rítmica aqui no site. O estudo do ritmo é um dos aspectos mais importantes do aprendizado musical.

Acesse o material da coluna 3 no link http://www.femtavares.com.br/2024/07/teoria-analise-estudos-ritmicos-parte-3.html

Este material faz parte de um acervo produzido por mim, relacionado às minhas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com.

Compassos 2

Nesta coluna mostraremos as divisões que uma unidade de tempo pode sofrer. Não se esqueça de ler as colunas anteriores.

As unidades de tempo podem sofrer divisões. Vejamos os exemplos nos compassos 2/2, 2/4 e 2/8.

Compasso 2/2


Compasso 2/4


Compasso 2/8


Agora, podemos apresentar alguns estudos rítmicos na prática. Sempre lembramos que estudar na prática é extremamente importante para interiorizar o que aprendemos na teoria.

Abaixo, temos a escala maior tocada com uma nota por tempo (use o metrônomo para marcar o tempo) e, depois, com duas notas a cada tempo. No terceiro exercício, temos as tercinas - explicaremos posteriormente -, mas, por ora, podemos simplesmente dividir o tempo em três partes iguais e tocar uma nota em cada parte. Por fim, temos a semicolcheia, que consiste em tocar quatro notas dentro de cada tempo.


Encerramos os estudos por aqui e na próxima coluna mostraremos um pouco mais sobre as fórmulas de compasso.

Abaixo, indicamos alguns manuais básicos para o aprofundamento dos estudos rítmicos

POZZOLI, Heitor. Pozzoli: guia teórico-prático para o ensino do ditado musical. São Paulo: Moog Ricordi, 1990.

GRAMANI, José Eduardo. Rítmica. São Paulo: Perspectiva, 2019.

LACERDA, Oswaldo. Exercícios de teoria elementar da músuca. São Paulo: Ricordi Brasileira S.A., 2002.

Este artigo faz parte da minha coleção, que inclui diversos estudos sobre contrabaixo, teoria e análise musical.

Para conferir alguns dos trabalhos e artigos que publiquei, acessem o link:

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Bons estudos e até a próxima coluna!

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quinta-feira, 15 de agosto de 2024

CD - Apostrophe' Trio - Apostrophe'

Olá pessoal!


Em 2017 eu lancei o primeiro álbum do projeto Apostrophe' em formato trio. Já escutaram o CD?

Ele está disponível em diversas plataformas de streaming.







Youtube:


Ficha técnica:


01 – Apostrophe'
02 – Clima
03 – Ilusões (Incluindo Sonhos e Realidade)
04 – Corações da Noite
05 – Sons da Mente (Parte 1)
06 – Sons da Mente (Parte 2)
07 – Thaís e a Festa
08 – Meu Irmão é um Cara Livre?!
09 – Ventos da Liberdade

Produzido por Fernando Tavares
Todas as músicas arranjadas por Apostrophe'
Guitarra Base na Faixa 07 por Sergio Casalunga, Pianos nas faixas 05 e 06 por Fernando Tavares
Gravado, Mixado e Masterizado no Estúdio Tecnoarte por Armando Leite entre Julho e Dezembro
de 2016.
Todas as músicas compostas por Fernando Tavares, exceto faixa 02 por Mozart Mello.

Abraços!

Curso gratuito na USP - Construção do pensamento teórico da música ocidental

 Prezados(as),


O Laboratório de Musicologia da USP (LAMUS) tem o prazer de convidá-los(as) para o curso de extensão "Construção do pensamento teórico da música ocidental", que será realizado às sextas-feiras, no segundo semestre, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP.


Para realizar sua inscrição e obter mais informações sobre o curso, acesse o link: https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterCurso?cod_curso=860300023&cod_edicao=24001&numseqofeedi=1


Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através do site: https://sites.usp.br/lamus-each/fale-conosco/


Cordiais saudações,


Equipe LAMUS

segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Exercícios - Parte 6 - Exercícios intermediários para mão esquerda com saltos de corda

 

 Olá, pessoal!

Nesta semana, trago a sexta coluna de exercícios de técnica, na qual abordarei diversos pensamentos sobre o desenvolvimento de uma técnica mais precisa para as mãos direita e esquerda.

Nas primeiras colunas, abordamos os exercícios elementares para a mão direita e esquerda, e hoje continuamos com os exercícios intermediários destinados à mão esquerda, feitos com saltos de corda.

Este material faz parte de um acervo produzido por mim, relacionado às minhas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com


Exercícios intermediários para mão esquerda - Saltos de corda

Para melhorar sua técnica e melhorar seus movimentos no contrabaixo, siga essas diretrizes detalhadas para fazer progressão de andamento e ritmo:

Aprenda os exercícios passo a passo:

Configure um andamento inicial: Os exercícios devem ser iniciados com 60 batidas por minuto. Isso permite que você se concentre na clareza das notas e na precisão dos movimentos.

Progrida gradualmente ao longo do tempo: Aumente o andamento em 4 bpm até que você se sinta confortável e confiante em cada exercício. Aumentar lentamente o ritmo ajudará a desenvolver sua técnica e resistência.

Diferencie os ritmos: Pratique todos os exercícios usando uma variedade de subdivisões rítmicas, como colcheias, tercinas de colcheia e semicolcheias. Isso facilitará o domínio do tempo e das divisões mais comuns da música.


Página 1

Página 2


Página 3

Página 4

Realize uma Rotina de Estudos: Tente se exercitar pelo menos três vezes por semana. Mantenha um registro organizado dos exercícios estudados, da subdivisão utilizada e do progresso alcançado em uma tabela ou caderno dedicado.

Feedback e Orientação: Procure orientação de um professor de música ou de um músico experiente se for possível. Eles podem dar conselhos e feedback personalizados para ajudá-lo a usar melhor os três dedos e fortalecer o dedo anelar. Lembre-se de praticar frequentemente e com atenção. Com dedicação e concentração

Lembrando que este material faz parte de um acervo produzido por mim, relacionado às minhas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

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Bons estudos e até a próxima coluna!

Fernando Tavares é mestre em Musicologia pela ECA-USP, pesquisador, professor e contrabaixista. Contribuiu com diversas publicações para revistas especializadas em contrabaixo e hoje é membro do LAMUS (Laboratório de Musicologia da EACH-USP Leste), do CEMUPE (Centro de Musicologia de Penedo) e do LEDEP (Laboratório de Educação e Desenvolvimento Psicológico da EACH-USP Leste).


quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Transcrição do Mês - Rush - Limelight


Olá pessoal!

Nesta semana, apresento uma transcrição com texto explicativo no site. Para esta coluna escolhemos a música "Limelight" da banda Rush.

Esta transcrição faz parte da minha coleção, que inclui diversos estudos sobre contrabaixo, teoria e análise musical.

Para conferir alguns dos trabalhos e artigos que publiquei, acessem o link:
http://www.femtavares.com.br/p/midiaimpressa-fernandotavares-sempre.html

Para obter mais informações, entrem em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com.

Acredito não ser necessário descrever a importância da banda e principalmente do seu monstruoso baixista Geddy Lee para o Rock N' Roll, muito menos descrever todas as suas habilidades técnicas e conhecimento musical. Portanto, vamos direto ao assunto, que é a análise dos trechos da música.

Limelight

A música é composta alternando as tonalidades de B maior e a sua relativa G# menor e tem algumas partes que se repetem diversas vezes ao longo da canção, como a introdução, a base de voz e o refrão. Porém, essas partes sempre retornam com variações no fraseado, e é isso que faz toda a diferença nesta linha de baixo.

Introdução
Na introdução, temos um compasso de 7/4 no qual o baixista cria as frases utilizando a fundamental, a quinta e a oitava dos respectivos acordes. No final do trecho, ele trabalha com a escala de B maior para construir as frases. Esse trecho serve como uma pequena ponte ao final de cada seção da canção.

Base de Voz
No compasso 9, temos a base de voz da música, onde é utilizada a fundamental de cada acorde com variações nas quintas novamente. No compasso 10, temos uma frase utilizando a fundamental e a sexta do acorde de E. Perceba que o baixista sempre varia essa frase, criando novas possibilidades de combinações rítmicas. Essa é a grande "sacada" dessa base. Note também a variação na fórmula de compasso neste trecho. A voz ocorre entre os compassos 9 e 15 (lembrando que os dois últimos compassos utilizam a introdução como base para a construção), 16 e 21, 42 e 48, e por fim, 49 e 55.

Refrão
A partir do compasso 22, temos o refrão da música, que é feito utilizando o compasso de 3/4. Novamente, o baixista trabalha com a fundamental, quinta e oitava de cada acorde. No final do trecho, a fórmula de compasso utilizada é o 4/4, e o baixista trabalha mais com a parte rítmica, criando uma linha muito legal junto com a bateria. O refrão vai do compasso 22 ao 39, onde temos a introdução voltando nos compassos 40 e 41. O refrão é repetido entre os compassos 55 e 71.

Solo
No compasso 72, começa o solo da música, que também utiliza o compasso 3/4. Perceba que o baixista trabalha novamente com a escala do tom, agora com muitas variações sobre a escala da tonalidade, que é G#m. Este trecho é muito interessante para estudar como o baixista Geddy Lee pensa suas frases.

Retorno ao Refrão e Final
No compasso 102, retornamos para o refrão, utilizando os mesmos elementos anteriores. A partir do compasso 109, temos o final da música, onde o baixista repete a ideia da segunda parte do refrão diversas vezes, sempre variando as frases com a escala da tonalidade, agora utilizando mais notas e explorando ao máximo a sua criatividade.

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Considerações Finais

"Limelight" é uma das músicas mais conhecidas da banda Rush e nela o baixista utiliza muitos elementos que aparecem em diversas linhas, não só da banda, como de outras bandas influenciadas pelo Rush. As ferramentas utilizadas por Geddy Lee são as quintas e oitavas, a escala da tonalidade, muitas variações rítmicas, mudanças nas fórmulas de compasso e, o principal, muita criatividade. Perceba como os elementos não fazem a diferença para um baixista tão criativo quanto Geddy Lee, que passeia por eles com um domínio absoluto do fraseado e da técnica. Estudem todos os trechos com calma e tirem essa maravilhosa e clássica linha de baixo.

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Bons estudos e até a próxima coluna!

Fernando Tavares utiliza cordas Giannini e cabos Datalink.

segunda-feira, 29 de julho de 2024

Programa #37 - Rock Br. 80

Olá pessoal!


Eu produzi e apresentei um programa totalmente voltado ao contrabaixo na MKK Web Radio (https://mkkwebradio.com.br/) às terças 22:00. O programa teve 101 edições e assim, decidi apresentar aos ouvintes os programas anteriores para os quais fiz alguma pesquisa.

Vocês podem ouvir todos os programas no spotify ou no mix cloud, os links estão abaixo:


https://www.mixcloud.com/discover/

No programa 37 tivemos um especial com baixistas do conhecido Rock BR 80.

Para este especial, contamos com a colaboração do grande amigo Andrei Lombardi, um dos maiores especialistas neste repertório.

Lembrando que o programa sempre vai ao ar nas terças às 22:00 com reprise aos domingos às 20:00 pela MKK Web Radio.

Estas pesquisas são parte de um acervo produzido pelo autor e que estão relacionadas as suas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para maiores informações entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com


Programa 37



Antonio Pedro (Blitz)

Para abrir o nosso programa, vamos falar de uma das bandas mais bem-sucedidas desta década: a Blitz, liderada por Evandro Mesquita e que contou, entre outros, com Fernanda Abreu e Lobão. A banda surgiu no Circo Voador, um local muito importante para os artistas cariocas no início dos anos 80. Vamos voltar a 1983 para falar do álbum "Radioatividade", que contou com Evandro Mesquita (voz, gaita, guitarra), Billy Forghieri (teclados), Márcia Bulcão (voz), Fernanda Abreu (voz), Ricardo Barreto (guitarra), Antonio Pedro (baixo) e Juba (bateria).

Este álbum teve vários sucessos, como "A Dois Passos do Paraíso", "Betty Frígida" e a música que escolhemos para este especial, "Weekend", ou como diz Evandro, "Wiquendi". A linha de baixo é bem interessante. Vamos ouvir Blitz com "Weekend" de 1983.

Música 01 - 1983 - Blitz - Weekend

Leoni (Kid Abelha)

Em 1984, é lançado o álbum de estreia da banda Kid Abelha e os Abóboras Selvagens. O álbum, chamado "Seu Espião", foi um sucesso de vendas e produziu hits como "Alice", "Fixação" e "Por Que Não Eu?". Para este especial, escolhemos a música "Como Eu Quero", que tem uma linha de baixo muito bacana de Leoni. Leoni foi um dos músicos mais importantes dos anos 80; depois, ele sairia do Kid Abelha para formar o Heróis da Resistência. O Kid Abelha contava com Paula Toller (voz e vocais), Bruno Fortunato (guitarras), George Israel (sax e vocais), e Leoni (baixo e vocais). A bateria foi gravada por Serginho Herval, baterista do Roupa Nova, e o álbum contou com participações de Liminha, Lulu Santos e Herbert Vianna.

Música 02 - 1984 - Kid Abelha - Como Eu Quero

Ricardo "Rick" Villas-Boas (Zero)

Em 1983, é formada em São Paulo uma banda do emergente movimento New Romantic: Zero. Em 1985, eles lançaram o álbum "Passos no Escuro", que inclui a música "Os Olhos Falam", com uma linha de baixo bem interessante. No baixo, temos Ricardo "Rick" Villas-Boas, que entrou na banda em 1985 no lugar de Beto Birger. A banda ainda está na ativa.

Música 03 - 1983 - Zero - Os Olhos Falam

Gaspa (Ira!)

Em 1985, foi lançado o primeiro álbum da banda paulistana Ira! O álbum, chamado "Mudança de Comportamento", tem vários hits, como "Tolices" e "Núcleo Base", além de "Longe de Tudo", que escolhemos para este especial. O interessante do Ira! é que seus integrantes tinham a banda como projeto paralelo no início, mas acabaram ficando juntos com a formação clássica por mais de duas décadas. A formação incluía Edgard Scandurra (guitarras), Nasi (vocais), Gaspa (baixo) e André Jung (bateria).

Música 04 - 1985 - Ira! - Longe de Tudo

Renato Rocha (Legião Urbana)

Ainda em 1985, temos o lançamento do álbum de estreia da Legião Urbana, de Brasília. As músicas de sucesso deste álbum incluem "Será", "Ainda É Cedo", "Geração Coca-Cola" e "Por Enquanto". A banda era formada por Renato Russo, Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá e Renato Rocha no baixo. A música que escolhemos para este especial é "O Reggae", que tem uma linha de baixo muito bacana. Renato Rocha ficou na banda até o terceiro álbum, "Que País É Este".

Música 05 - 1985 - Legião Urbana - O Reggae

Roberto Lly (Herva Doce)

Agora vamos escutar uma banda bem legal dos anos 80, o Herva Doce. A banda ficou junta até 1986 e, em 1985, lançou um álbum que teve uma música de muito sucesso chamada "Amante Profissional". A formação da banda incluía Renato Ladeira (voz e teclados), Fred Maciel (voz e bateria), Roberto Lly (voz e baixo) e Marcelo Sussekind (voz e guitarra). Roberto Lly foi um músico muito importante no cenário musical brasileiro.

Música 06 - 1985 - Herva Doce - Amante Profissional

Robério Santana (Caisa de Vênus)

A próxima banda do especial foi o Camisa de Vênus, liderada pelo sensacional Marcelo Nova. Em 1986, a banda lançou o álbum "Correndo o Risco", que inclui sucessos como "Sinca Chambord" e "Só o Fim", com uma linha de baixo espetacular de Robério Santana. A formação da banda no álbum era Marcelo Nova (vocal), Karl Hummel (guitarra base), Gustavo Mullem (guitarra solo), Robério Santana (baixo elétrico) e Aldo Machado (bateria).

Música 07 - 1986 - Camisa de Vênus - Só o Fim

Nando Reis (Titãs)

Agora vamos falar de um dos álbuns mais emblemáticos do rock nacional: "Cabeça Dinossauro" dos Titãs. Lançado em 1986, este é com certeza um daqueles álbuns obrigatórios para quem quiser conhecer rock nacional. O disco tem uma coleção de hits como "AA UU", "Polícia", "Família" e "O Quê", uma das músicas mais legais da década. No contrabaixo, uma das faixas de maior destaque é "Bichos Escrotos" com um super solo de slap feito por Nando Reis. Para este especial, escolhemos "Homem Primata".

Música 08 - 1986 - Titãs - Homem Primata

Flávio Lemos (Capital Inicial)

Uma banda super importante do rock nacional é o Capital Inicial. Para este especial, escolhemos uma música do primeiro álbum da banda de 1986. Este álbum inclui "Música Urbana", "Veraneio Vascaína" e "Leve Desespero". Entre aquelas nas quais o baixo se destaca, temos "Fátima" e "Psicopata". Escolhemos "Psicopata" para o nosso especial. A formação da banda neste disco era Dinho Ouro Preto (voz), Loro Jones (guitarra e violão), Flávio Lemos (baixo) e Fê Lemos (bateria).

Música 09 - 1986 - Capital Inicial - Psicopata

André "Sheik" Fernandes (Biquini Cavadão)

Uma outra banda muito interessante dos anos 80 é o Biquini Cavadão. O primeiro álbum da banda produziu os hits "Tédio" e "Timidez". Para este especial, escolhemos uma música do álbum "A Era da Incerteza" de 1987, que é o segundo álbum da banda. A música escolhida é "Duas", com uma linha de baixo muito bacana feita por André "Sheik" Fernandes, que ficou na banda até o ano 2000.

Música 10 - 1987 - Biquini Cavadão - Duas

Cal (Uns e Outros)

Para encerrar o nosso especial, vamos ouvir "Carta aos Missionários" do Uns e Outros. Eu escutava esta banda o tempo inteiro; era uma das minhas favoritas junto com os Titãs. Em 1988, eles lançaram o segundo álbum, que inclui também a faixa "Dias Vermelhos". A linha de baixo feita por Cal é bem famosa no rock brasileiro.

Música 11 - 1988 - Uns e Outros - Carta aos Missionários

Estamos chegando ao fim de mais um programa MKK BASS SESSIONS, com um super especial sobre baixistas brasileiros de importantes bandas da década de 80. Conheçam os outros trabalhos atuais e as outras músicas destes artistas. Vale ressaltar que baixistas como Bi Ribeiro, Dé Palmeira e Humberto Gessinger ficaram de fora deste programa porque já foram incluídos em edições anteriores, mas quem sabe em uma parte 2 deste especial eles não aparecem.

E assim chegamos ao fim de mais uma MKK Bass Sessions, com um especial repleto de artistas brasileiros que deixaram sua marca no Rock Nacional.

É isso aí pessoal!

Espero que escutem o programa. Lembrando que o programa sempre vai ao ar nas terças às 22:00.

Esse trabalho é parte de um acervo produzido pelo autor e que estão relacionadas as suas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para maiores informações entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com

Abraços e até a próxima!

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Baixista do mês: Verdine White


Olá Pessoal!

Nesta semana, apresentamos uma coluna com o baixista Verdine White, reconhecido por sua carreira no Earth, Wind & Fire. Ele é considerado um dos músicos mais importantes no instrumento.

Essas matérias fazem parte de um acervo produzido pelo autor e estão relacionadas às suas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com

Nome: Verdine White



Nascimento: 25 de julho 1951 em Chicago nos Estados Unidos

Bandas: Earth, Wind & Fire

Discografia Earth, Wind & Fire

1970 - Earth, Wind & Fire
1971 - The Need of Love
1972 - Last Days and Time
1973 - Head to the Sky
1974 - Open Our Eyes
1975 - That's the Way of the World
1976 - Spirit
1977 - All 'N All
1979 - I Am
1980 - Faces
1981 - Raise!
1983 - Powerlight
1983 - Electric Universe
1987 - Touch the World
1990 - Heritage
1993 - Millennium
1996 - Avatar
1997 - In the Name of Love
2003 - The Promise
2005 - Illumination
2013 - Now, Then & Forever

Video Link:
 

Website: www.verdinewhite.com

Abraços e até a próxima coluna!

segunda-feira, 22 de julho de 2024

Transcrição - Apostrophe' Duo - Ventos da Liberdade - Parte 2

 

 

Olá pessoal!

Em 2023, lancei um EP com o Apostrophe' Duo e disponibilizarei as transcrições aqui neste site ao longo deste ano.

Neste mês, temos a transcrição da música Ventos da Liberdade - Parte 2.

É possível ouvir o álbum no Spotify, no YouTube ou em outras plataformas de streaming.



Ventos da Liberdade - Parte 2


Esta composição foi escrita e arranjada por Fernando Tavares e Lucas Fragiacomo. 

Transcrição

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Apostrophe' Duo: Ventos da Liberdade - Parte 2

Música por Fernando Tavares e Lucas Fragiacomo

Performance:
Fernando Tavares: Contrabaixo
Lucas Barbosa Fragiacomo: Guitarra

Gravado, produzido, mixado e masterizado por Clayton Souza na Insound Produtora!

Abraço e até a próxima coluna!