quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Teoria & Análise - Estudos Ritmicos - Parte 5

 Olá pessoal!

Nesta semana temos a quinta parte do nosso curso sobre leitura rítmica aqui no site. O estudo do ritmo é um dos aspectos mais importantes do aprendizado musical.

Este material faz parte de um acervo produzido por mim, relacionado às minhas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com.

Estudos rítmicos

Começamos os estudos de leitura à primeira vista com as figuras de semibreve e mínima no compasso 4/4. Na primeira parte temos as figuras de som e na segunda parte as figuras de silêncio (pausa) são adicionadas. Utilize a corda Ré solta para executar o exercício e comece com o metrônomo em 60 bpm.


Encerramos os estudos por aqui e na próxima coluna mostraremos um pouco mais sobre as fórmulas de compasso.

Abaixo, indicamos alguns manuais básicos para o aprofundamento dos estudos rítmicos

POZZOLI, Heitor. Pozzoli: guia teórico-prático para o ensino do ditado musical. São Paulo: Moog Ricordi, 1990.

GRAMANI, José Eduardo. Rítmica. São Paulo: Perspectiva, 2019.

LACERDA, Oswaldo. Exercícios de teoria elementar da músuca. São Paulo: Ricordi Brasileira S.A., 2002.

Este artigo faz parte da minha coleção, que inclui diversos estudos sobre contrabaixo, teoria e análise musical.

Para conferir alguns dos trabalhos e artigos que publiquei, acessem o link:

http://www.femtavares.com.br/p/midiaimpressa-fernandotavares-sempre.html

Para obter mais informações, entrem em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com

Redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/femtavares
Instagram: https://www.instagram.com/femtavaresbaixo

Bons estudos e até a próxima coluna!

Fernando Tavares utiliza cordas Giannini e cabos Datalink.

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Artigo publicado na revista Orfeu: As transformações e heranças do modelo pedagógico Napolitano

 Olá!

Anunciamos a publicação do artigo “As transformações e heranças do modelo pedagógico Napolitano: Uma pequena reflexão a partir do tratado de João Sépe”, no v. 9 n. 2 (2024): Dossiê: V Encontro da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical - TeMA da Revista Orfeu. No artigo, inserido na linha de Significação Musical e Estudos das estruturas discursivas na música de José Maurício Nunes Garcia, Fernando Tavares e Diósnio Machado Neto refletem sobre as heranças do ensino Napolitano no século XX, a partir dos estudos apresentados no Tratado de Harmonia de João Sépe, lançado em 1941 e utilizado como livro oficial no Conservatório Dramático de São Paulo e em outras instituições do país.

O 9º Volume, n. 2, da revista Orfeu pode ser acessado pelo link:

https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu

O artigo em específico pode ser acessado pelo link a seguir:

https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/25505

Resumo do Artigo:

Este artigo explora a evolução do modelo pedagógico napolitano, concentrando-se nos trabalhos de Fedele Fenaroli (versões de 1775 e 1847) e João Sépe (lançado em 1942). Destaca como o livro “Regole musicali per i principianti di cembalo”, lançado por Fenaroli, testemunhou mudanças no pensamento musical ao longo do século XIX e possuía semelhanças com os exercícios de harmonia e contraponto, no “Tratado de Harmonia” de João Sépe, amplamente utilizado em escolas de música no Brasil. Para tanto, em um primeiro momento, comparamos o formato da escrita dos exercícios e discutimos o modelo de ensino por meio dos baixos instrucionais. Posteriormente, apresentamos um modelo comparativo dos quatro ensinamentos musicais fundamentais dos cadernos de partimento: Regra da Oitava, Cadências, Suspensões e Movimentos de Baixo. Ademais, apresentamos uma breve discussão sobre as formas de modulações que encontramos nos autores. Por fim, demonstramos como a realização harmônica, transmitida através dos baixos, ganha destaque, evidenciando a força do acorde como unidade harmônica em relação às passagens contrapontísticas.

Abraços!

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

EP - Apostrophe' Duo - Smoking Pipe

 

 Olá, pessoal!

Em 2023, lançamos o novo EP do Apostrophe' em formato duo, chamado Smoking Pipe.

Ele está disponível em todas as plataformas de streaming. Alguns Links para escutar o álbum são:

Spotify: https://open.spotify.com/album/0b1dKsSAhvrP6YoetxXXdV?si=Tqj_N4iuRJ62Kbupse_jVg

Deezer: https://deezer.page.link/NiiSzyV6Qp6pZZLcA

Apple: https://music.apple.com/us/album/apostrophe-duo-ep/1677683263

Youtube:

O EP Smoking Pipe do Apostrophe' Duo é o segundo trabalho do projeto Apostrophe'. 

Desta vez o contrabaixista Fernando Tavares e o guitarrista Lucas Fragiacomo se reuniram para gravar um EP com quatro músicas, sendo três inéditas e uma regravação da faixa Apostrophe' em formato Jazz.

Esse álbum foi composto no primeiro semestre de 2022 e registrado no início de 2023. 

As gravações possuem um clima ao vivo, pois o Duo procurou manter a sonoridade que conseguiu extrair nos ensaios. O álbum foi gravado no Insound estúdio e é o primeiro a sair pela Insound Produtora e contou com a produção de Clayton Souza, mais sobre a produtora no link https://insoundprodutora.com/.

A capa foi criada pelo artista Pedro Terra que utilizou um quadro do artista plástico Gilberto "Giba" Tavares como fonte principal.

O designer e o logo da banda foram feitos por Rommel Lima.


As faixas são:

1 - Smoking Pipe - Fernando Tavares / Lucas Fragiacomo

2 - Apostrophe - Fernando Tavares / Lucas Fragiacomo

3 - Sons da Mente III - Lucas Fragiacomo

4 - Ventos da Liberdade II - Fernando Tavares / Lucas Fragiacomo


O álbum está em todas as plataformas de streaming.


segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Exercícios - Parte 7 - Exercícios intermediários para mão esquerda - Variando as combinações

 

Olá, pessoal!

Nesta semana, trago a sétima coluna de exercícios de técnica, na qual abordarei diversos pensamentos sobre o desenvolvimento de uma técnica mais precisa para as mãos direita e esquerda.

Nas primeiras quatro colunas, abordamos os exercícios elementares para a mão direita e esquerda. A partir da coluna 5, começamos a abordar os exercícios intermediários para ambas as mãos. Na coluna de hoje, continuamos com os exercícios intermediários destinados à mão esquerda, desta vez variando as combinações estudadas anteriormente.

Este material faz parte de um acervo produzido por mim, relacionado às minhas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com


Exercícios intermediários para mão esquerda - Variando as combinações

Para melhorar sua técnica e melhorar seus movimentos no contrabaixo, siga essas diretrizes detalhadas para fazer progressão de andamento e ritmo:

Aprenda os exercícios passo a passo:

Configure um andamento inicial: Os exercícios devem ser iniciados com 60 batidas por minuto. Isso permite que você se concentre na clareza das notas e na precisão dos movimentos.

Progrida gradualmente ao longo do tempo: Aumente o andamento em 4 bpm até que você se sinta confortável e confiante em cada exercício. Aumentar lentamente o ritmo ajudará a desenvolver sua técnica e resistência.

Diferencie os ritmos: Pratique todos os exercícios usando uma variedade de subdivisões rítmicas, como colcheias, tercinas de colcheia e semicolcheias. Isso facilitará o domínio do tempo e das divisões mais comuns da música.


Página 1

Página 2


Página 3

Página 4
 

Realize uma Rotina de Estudos: Tente se exercitar pelo menos três vezes por semana. Mantenha um registro organizado dos exercícios estudados, da subdivisão utilizada e do progresso alcançado em uma tabela ou caderno dedicado.

Feedback e Orientação: Procure orientação de um professor de música ou de um músico experiente se for possível. Eles podem dar conselhos e feedback personalizados para ajudá-lo a usar melhor os três dedos e fortalecer o dedo anelar. Lembre-se de praticar frequentemente e com atenção. Com dedicação e concentração

Lembrando que este material faz parte de um acervo produzido por mim, relacionado às minhas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com

Bons estudos e até a próxima coluna!

Fernando Tavares é mestre em Musicologia pela ECA-USP, pesquisador, professor e contrabaixista. Contribuiu com diversas publicações para revistas especializadas em contrabaixo e hoje é membro do LAMUS (Laboratório de Musicologia da EACH-USP Leste), do CEMUPE (Centro de Musicologia de Penedo) e do LEDEP (Laboratório de Educação e Desenvolvimento Psicológico da EACH-USP Leste).