Olá pessoal!
Estamos de volta nesta semana para mais uma transcrição do mês.
E esta transcrição conta com o baixista Jeff Berlin na música Joe Frazier - Round Two lançada no álbum Pump It de 1986. Vale salientar que a música Joe Frazier foi lançada no álbum Gradually Going Tornado do baterista Bill Bruford no ano de 1980 e é considerada como a parte 1. De uma versão para outra existem algumas variações.
Durante anos eu escrevi para publicações relacionadas ao contrabaixo. E atualmente trabalho como pesquisador e professor e divulgo as minhas pesquisas nesta área.
Essa música faz parte da minha coleção de transcrições e análises de baixistas de diversos estilos. Ela foi publicada na edição #65 da Revista Coverbaixo de Fevereiro de 2008.
Jeff Berlin - Joe Frazier (Round Two)
Álbum: Pump It (1986)
Baixista: Jeff Berlin
Transcrição: Fernando Tavares
Na introdução da música o baixista utiliza a técnica de Slap. Esta técnica foi pouco explorada por Jeff Berlin em outras canções da sua carreira. Neste trecho ele toca a fundamental de cada acorde com alguns cromatismos.
No Compasso 9 temos o tema "A" que é feito utilizando a escala de E maior com "blue notes" em algumas passagens. Preste atenção também em algumas notas naturais que aparecem durante o trecho, pois elas dão um molho todo especial ao fraseado. Esta frase é muito interessante para estudar digitação e este trecho vai do compasso 9 ao 16 e retorna do compasso 25 ao 32, e por fim na última parte da música, a partir do compasso 144.
No Compasso 17 tem início o "B" da música, em que o baixista faz uma frase bem legal usando a nota E como pedal, variando as suas oitavas. Esta parte dura até o compasso 24 no qual o baixista faz uma frase bem interessante utilizando a pentatônica de E maior.
A partir do compasso 33 temos o "C" da música. Neste trecho é utilizado o acorde de G como base, e o baixista varia entre esta nota e cromatismos. Este trecho ocorre do compasso 33 ao 41 e do 90 ao 105.
No compasso 42 tem início uma levada que conta com uma harmonia bem interessante que utiliza os acordes de G, Eº, F e F#7, sendo que novamente o baixista utiliza as fundamentais e oitavas dos respectivos acordes para construir a levada. Esta sequência serve como base para o solo de baixo que se inicia começa no compasso 50. Este solo é bem complexo, e como sugestão, em solos com esta complexidade, eu costumo ouvir as frases e marcar as mais interessantes para poder estudar separadamente. Por exemplo, podemos separar o compasso 58, no qual o baixista utiliza uma sequência de arpejos descendentes de G maior e estudá-lo separadamente. O compasso 60 também possui uma frase bem legal para estudar, mais pelo lado da digitação do que pelas notas em si. O solo termina no compasso 65.
Do compasso 66 ao 81 temos mais uma levada na qual o baixista trabalha com a Fundamental e a 8ª dos respectivos acordes. Ele também usa uma variação na quarta frase de cada repetição, utilizando a escala Blues maior de Bb. Podemos chamar esta parte de "E", sendo que ela se repete entre os compassos 106 e 115.
Na parte "F" o baixista utiliza a escala de E maior para fazer as frases sobre uma harmonia que varia entre o I e o IV graus. Este trecho acontece entre os compassos 82 e 89 e depois entre os compassos 116 e 123.
A música ainda tem mais duas partes, que denominamos como partes "G" e "H", mas o baixo continua variando entre as notas do acorde e aproximações cromáticas. No compasso 143 temos uma frase bem complexa feita pelo baixista usando ligados.
Esta música do Jeff Berlin irá exigir muito estudo e dedicação, não deixa de seguir aquela velha história de tocar as partes separadas e depois tentar juntar tudo. Cada parte desta música será uma boa forma de estudar um pouco mais o seu instrumento e tentar criar uma linguagem bem voltada para o fusion.
Abraços e até a próxima coluna!
Nenhum comentário:
Postar um comentário