Olá pessoal!
Eu produzo e apresento um programa totalmente voltado ao contrabaixo na MKK Web Radio (https://mkkwebradio.com.br/) às terças 22:00. O programa já teve mais de 90 edições e assim, decidi apresentar aos ouvintes os programas anteriores para os quais fiz alguma pesquisa.
Vocês podem ouvir todos os programas no spotify ou no mix cloud, os links estão abaixo:
https://www.mixcloud.com/discover/
No programa 24 tivemos um especial para o mês do Rock com baixistas de bandas formadas só por mulheres e que tocam o estilo. Como sempre tivemos baixistas brasileiras e estrangeiras.
Lembrando que o programa inédito sempre vai ao ar quinzenalmente nas terças às 22:00 com reprise aos domingos às 20:00 pela MKK Web Radio.
Estas pesquisas são parte de um acervo produzido pelo autor e que estão relacionadas as suas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.
Para maiores informações entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com
Programa 24
Kathy Valentine - The Go-Go's
A primeira banda que escutamos foi a norte-americana The Go-Go's que foi formada em 1978 em Los Angeles. Um fato interessante em relação a banda é que elas foram a primeira, e até hoje única, banda totalmente feminina a liderar em 1º lugar as paradas de álbuns mais vendidos no mundo da Billboard.
A baixista é Kathy Valentine que entrou em 1980 na banda. O primeiro álbum da banda Beauty and the Beat foi lançado em 1981.
Após três álbuns no decorrer da década de 80 a banda se dissolveu e só voltou a se reunir nos anos 2000 com a formação clássica que contava com Charlotte Caffey na guitarra e teclados, Belinda Carlisle no vocal, Gina Schock na bateria, Kathy Valentine no baixo e guitarra, além de Jane Wiedlin na guitarra e vocal. A banda está na ativa e vocês podem conferir as novidades no site oficial da banda https://www.gogos.com/.
Para este especial, escolhemos a música Head over heels" que saiu como um single em 1984 e depois fez parte do álbum Talk Show, sendo a música de abertura do disco.
A baixista Valentine é co-autora deste som. Além disso, prestem atenção na linha de baixo que é bem característica das bandas pops dos anos 80.
Share Pedersen - Vixen
Agora vamos falar de uma importante banda de Hard Rock dos anos 1980.
A banda Vixen é formada só por mulheres e teve um grande destaque na cena do hard até o início dos anos 90. Elas lançaram quatro álbuns, sendo dois neste período clássico, um em 1988 chamado Vixen e outro em 1990 chamado Rev It Up. Em ambos os álbuns temos a baixista Share Pedersen, que também é conhecida como Share Ross.
Para este especial escolhemos a música Streets in Paradise que foi lançada no álbum Rev It Up de 1990, na qual percebemos a linguagem do Hard Rock na linha criada pela baixista.
Veja abaixo um show delas em 1991:
Julia - Hexwife
Agora vamos escutar uma banda brasileira de heavy metal, com um som bem clássico do estilo, mas também com influências de bandas de outras vertentes do Rock.
A banda é a Hexwife que foi formada em Niterói no Rio de Janeiro em 2016 e é composta por Debs no vocal, Julia no baixo, Hell-Ga na bateria e Mili na guitarra. Elas lançaram alguns singles e para este especial escolhemos a música Final Hour que saiu em duas coletâneas, a Rock Soldiers Vol. 26 de 2019 e Roadie Metal Vol.14, lançada em 2020.
Escolhemos esta música pela linha de baixo bem legal feita pela Julia e que tem umas frases bem bacanas.
Sigam a banda em suas redes sociais é só procurar https://www.instagram.com/hexwyfe/
Dan Cox - Sapataria
Na sequência ouvimos o trabalho da Sapataria, que é uma banda de punk e hardcore de São Paulo e que tem um som bem bacana.
A banda tem a baixista Dan Cox e para este especial escolhemos a música Aa Lourdes que saiu no EP que leva o nome da banda e que foi lançado em 2018.
A frase de baixo que a baixista faz na introdução é bem legal e podemos ver depois as linhas características de punk rock na base de voz.
Jennifer Finch - L7
Nos anos 90 com a explosão do movimento grunge, surgiu uma banda de mulheres que fez um enorme sucesso.
A banda é o L7 e era formada por Donita Sparks e Suzi Gardner nas guitarras, pela baterista Demetra Plakas e a sensacional Jennifer Finch no baixo.
A música mais famosa da banda é Pretended We’re Dead, mas para este especial escolhemos a música Monster. Ambas saíram no álbum Bricks Are Heavy de 1992 que foi o maior sucesso comercial da banda e foi produzido pelo famoso Butch Vig que trabalhou com bandas como Nirvana, Smashing Pumpkins, Sonic Youth e Garbage.
O álbum para quem não sabe já era o terceiro disco lançado pelo quarteto.
Miho - Lovebites
Depois escutamos a banda japonesa Lovebites que foi formada em 2016. As suas integrantes são Miho no baixo, Haruna na bateria, Midori e Miyako na guitarra e Asami nos vocais. A banda tem uma sonoridade bem power metal e apesar de serem japonesas, as suas letras são escritas em inglês. A baixista Miho tem uma pegada bem característica dos baixistas do estilo.
A música que ouvimos foi When Destinies Align, do album Electric Pentagram, de 2020
Mia Wallace - Nervosa
Depois falamos e ouvimos uma das bandas mais importantes do Trash Metal brasileiro, a Nervosa.
A banda foi formada pela Prika Amaral e a baterista Fernanda Terra em 2010 e pouco tempo depois passou a contar com Fernanda Lira no baixo e na voz.
Em 2020 a baixista anunciou a saída da banda e pouco tempo depois a baterista Luana Dametto também anunciou a sua saída. Mas pouco depois, Prika Amaral remontou a banda com outro super time de mulheres, que conta com a baixista Mia Wallace. Atualmente, a formação da banda é composta por Prika Amaral (guitarra), Diva Satanica (vocal), Mia Wallace (baixo) e Eleni Nota (bateria).
Em 2021 a banda lançou um novo álbum de estudio chamado Perpetual Chaos e para este especial escolhemos a música que dá nome para o novo álbum.
Majsan Lindberg - Thundermother
Depois escutamos a banda de hard Rock sueca Thundermother. A banda foi fundada em 2010 e tem uma sonoridade muito legal, que mistura várias sonoridades do estilo, desde bandas clássicas até bandas mais novas.
Em 2020 a banda lançou o álbum Heat Wave que tem um som bem legal, com destaque para a vocalista Guernica Mancini. Além dela, a banda conta com Filippa Nässil na guitarra, Majsan Lindberg no baixo e Emlee Johansson na bateria.
A música que escolhemos para este especial é Driving Style deste álbum.
Vamos lá escutar esta super banda de Hard Rock.
Déia Marinho - Time Bomb Girls
A próxima banda é o power trio feminino Time Bomb Girls, composto por Camila Lacerda (bateria e voz), Déia Marinho (baixo e voz) e Sayuri Yamamoto (guitarra, gaita e voz).
Em 2020 elas lançaram o álbum “Las Tres Destemidas” em todas as plataformas digitais.
O som da banda é bem legal e tem fortes influências do Rockabilly, do Garage Rock, Psychobilly e Punk Rock, tudo misturado e com uma sonoridade muito interessante.
A música que escolhemos para este especial é um country bem legal chamado Entre Trancos e Barrancos.
Sigam a Time Bomb Girls nas redes sociais https://www.instagram.com/timebombgirls/.
Camila Brandão - Valentine
Agora vamos homenagear uma banda bem legal da cena do Hard Rock em Português, que é capitaneada por Neila Abraão, uma famosa professora de guitarra de SP.
A música que vamos ouvir é Vem comigo lançada no álbum Tudo vai mudar de 2010. A gravação conta com Mariana Moga na voz, a Neila nas guitarras e backing, Camila Brandão no baixo e backing e Juliana Avilar na bateria.
A Neila nos contou que a música Vem comigo, assim como as outras do álbum, fala de sentimentos e vivências que todos passamos pela vida, sempre trazendo uma mensagem positiva apesar das pedras que encontramos no caminho. "Vem comigo" é um convite para o sentimento de alegria, "vem sonhar" é ter esperança perante seus sonhos e perante a vida .
Camila Araújo - Venus Wave
Para encerrar o nosso especial tivemos a banda Venus Wave, que é formada por Julia Danesi na voz), Manu Rodrigues na guitarra, Camilla Araújo no baixo e Carol Flores na bateria.
A banda tem grande influência do Rock Psicodélico dos anos 60 e 70, assim como Stoner e Classic Rock e ela foi formada em 2016.
Para este especial escolhemos a música Forest Song que é um single de 2020. A linha de baixo da Camilla é bem legal e conta com umas frases bem bacanas. Além disso, o clipe desta música é bem legal.
Esse trabalho é parte de um acervo produzido pelo autor e que estão relacionadas as suas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.
Para maiores informações entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com
Abraços e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário