Olá pessoal!
Nesta semana temos a transcrição com texto da música "Chorinho pra Ele" do Hermeto Pascoal que saiu no álbum Slaves Mass de 1977 e conta com o baixista Ron Carter.
Durante anos eu escrevi para publicações relacionadas ao contrabaixo. E atualmente trabalho como pesquisador e professor e divulgo as minhas pesquisas nesta área.
Essa música faz parte da minha coleção de transcrições e análises de baixistas de diversos estilos. Ela foi publicada na edição #, da revista Bass Player Brasil em Janeiro de 2012.
Hermeto Pascoal - Chorinho Pra Ele
Álbum: Slave Mass (1977)
Baixista: Ron Carter
Transcrição: Fernando Tavares
Esta música gravada nos Estados Unidos pelo lendário Hermeto Pascoal e foi lançada em 1977 no álbum Slave Mass. Ela contou com a participação do baixista Ron Carter. No álbum, além de Hermeto e Ron Carter, gravaram também os bateristas Airto Moreira e Chester Thompson, o baixista Alphonso Johnson, o guitarrista David Amaro, a cantora Flora Purim, e por fim, o trombonista Raul De Souza.
A música está dividida em três partes, que estão denominadas como “Intro”, “A” e “B”, sendo assim, a forma da música é “Intro, A, Intro, A, Intro, B, A, Intro, B” e as Partes “A” e “Intro” tocadas no dobro do tempo original na parte final da música.
Chorinho pra ele tem a fórmula de compasso característica de vários ritmos brasileiros, o 2/4 e a divisão rítmica também é bem comum: a colcheia pontuada seguida pela semicolcheia para completar um tempo.
Na “Intro” foram utilizadas as Fundamentais de cada acorde, sendo aplicadas nas repetições que ocorrem nos compassos 1 ao 4, 21 ao 24 e 41 ao 44, entre os compassos 70 e 73 o baixista constrói uma passagem com notas abafadas e aproximações cromáticas para a fundamental do próximo acorde. No final, quando a música dobra de andamento, o baixista utiliza apenas a fundamental de cada acorde para construir a frase.
A parte “A” foi construída na tonalidade de Sol maior e na primeira vez em que a parte “A” é apresentada (compassos 5 ao 20) o baixista utiliza basicamente os intervalos de Fundamental e Quinta para construir as levadas, além de aproximações cromáticas para estes intervalos. Alguns elementos melódicos são acrescentados em acordes específicos como a Pentatônica de Sol Maior sobre os acordes de Gmaj7 e G6 e aproximação para a terça menor do acorde de Gdim7 no compasso 9. Estas ideias retornam nas repetições do “A” (compassos 25 ao 40, 54 ao 69), sempre com novas frases sendo construídas e no double-time (compassos 83 ao 98), o baixista explora menos os intervalos e acrescenta várias notas abafadas nas passagens.
Na parte “B”, o tema feito na flauta possui várias quiálteras e no encerramento do trecho são utilizadas fusas como célula rítmica. No Contrabaixo foram explorados os mesmos elementos das outras partes da música, ou seja, fundamentais, quintas e cromatismos e, no final são utilizados slides como elementos de articulação, este trecho ocorre entre os compassos 45 e 53 e74 e 82.
Nenhum comentário:
Postar um comentário