Olá pessoal!
Nesta semana apresentamos a oitava parte de uma matéria feita para a edição número #41 da Revista Bass Player Brasil sobre o baixista Les Claypool.
Essa matéria faz parte de uma coleção de mais de 240 publicações feitas para revistas de contrabaixo e que eu tenho divulgado aqui no site.
Para ver as outras matérias que publiquei, vocês podem acessar o link
http://www.femtavares.com.br/p/midiaimpressa-fernandotavares-sempre.html
Estas aulas são parte de um acervo produzido pelo autor e que estão relacionadas as suas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.
Para maiores informações entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com
Abaixo temos o link da coluna 7 que contém o link de todas as colunas anteriores:
Parte 7: http://www.femtavares.com.br/2023/09/tecnicas-para-contrabaixo-as-tecnicas.html
LES CLAYPOOL
Dividi esta matéria em partes que exploram as principais técnicas utilizadas por Claypool, sempre em busca de entender as suas ideias musicais, a sua linguagem e a sua abordagem peculiar sobre cada técnica. A ideia não é estudar a fundo cada uma delas, pois seria preciso uma enorme quantidade de exercícios enquanto o nosso objetivo principal é compreender a linguagem do baixista.
Estude cada uma das técnicas separadamente respeitando a ordem dos exercícios, no final de cada tópico temos uma lista com músicas que exploram cada técnica, para facilitar a pesquisa utilizei somente músicas da banda Primus. Por isso a matéria está separada em partes, para que você faça o estude de cada técnica com calma.
Estude constantemente os exercícios, aumente o andamento aos poucos, assista ao vídeo no youtube e se ocupe com muita dedicação para entender o universo deste genial baixista.
Vídeo no Youtube
HARMÔNICOS
Esta técnica consiste em pressionar um dedo da mão esquerda levemente sobre um traste ou posição indicada a fim de produzir uma nota. Não se pode pressionar muito, pois soaria uma nota percussiva. Os harmônicos aparecem no braço do instrumento conforme as notas da série harmônica e a divisão das cordas em partes iguais. Assim, em alguns casos eles não possuem nenhuma relação com a nota presente em determinada casa do instrumento.
No exercício 8a temos os principais harmônicos escritos na pauta.
No exercício 8b temos uma levada para exemplificar o uso dos harmônicos.
Sem o auxílio dos harmônicos artificiais (que quase não são utilizados por Claypool) nós reduzimos o número de notas que podem ser utilizadas com harmônicos.
Músicas para estudar:
Hennepin Crawler – do álbum Green Naugahyde (vários trechos da música)
Greet The Scared Cow – do álbum Antipop (base de voz, sendo executado com a técnica de Slap)
The Awakening – Solo encontrado em vários DVDs e álbuns ao vivo do Primus e que saiu oficialmente com a banda LES CLAYPOOL AND THE HOLY MACKEREL no álbum Highball With The Devil
É isso aí pessoal!
Estudem com calma esta oitava coluna, pois no mês que vem voltamos com mais exercícios sobre a técnica de Les Claypool
Abraços!
Nenhum comentário:
Postar um comentário