quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Técnicas para Contrabaixo - As técnicas de Les Claypool - Parte 8

 

Olá pessoal!


Nesta semana apresentamos a oitava parte de uma matéria feita para a edição número #41 da Revista Bass Player Brasil sobre o baixista Les Claypool.

Essa matéria faz parte de uma coleção de mais de 240 publicações feitas para revistas de contrabaixo e que eu tenho divulgado aqui no site.

Para ver as outras matérias que publiquei, vocês podem acessar o link

http://www.femtavares.com.br/p/midiaimpressa-fernandotavares-sempre.html

Estas aulas são parte de um acervo produzido pelo autor e que estão relacionadas as suas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para maiores informações entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com

Abaixo temos o link da coluna 7 que contém o link de todas as colunas anteriores:

Parte 7: http://www.femtavares.com.br/2023/09/tecnicas-para-contrabaixo-as-tecnicas.html


LES CLAYPOOL


Dividi esta matéria em partes que exploram as principais técnicas utilizadas por Claypool, sempre em busca de entender as suas ideias musicais, a sua linguagem e a sua abordagem peculiar sobre cada técnica. A ideia não é estudar a fundo cada uma delas, pois seria preciso uma enorme quantidade de exercícios enquanto o nosso objetivo principal é compreender a linguagem do baixista. 

Estude cada uma das técnicas separadamente respeitando a ordem dos exercícios, no final de cada tópico temos uma lista com músicas que exploram cada técnica, para facilitar a pesquisa utilizei somente músicas da banda Primus. Por isso a matéria está separada em partes, para que você faça o estude de cada técnica com calma.

Estude constantemente os exercícios, aumente o andamento aos poucos, assista ao vídeo no youtube e se ocupe com muita dedicação para entender o universo deste genial baixista.


Vídeo no Youtube



HARMÔNICOS


Esta técnica consiste em pressionar um dedo da mão esquerda levemente sobre um traste ou posição indicada a fim de produzir uma nota. Não se pode pressionar muito, pois soaria uma nota percussiva. Os harmônicos aparecem no braço do instrumento conforme as notas da série harmônica e a divisão das cordas em partes iguais. Assim, em alguns casos eles não possuem nenhuma relação com a nota presente em determinada casa do instrumento.

No exercício 8a temos os principais harmônicos escritos na pauta. 

No exercício 8b temos uma levada para exemplificar o uso dos harmônicos. 

Sem o auxílio dos harmônicos artificiais (que quase não são utilizados por Claypool) nós reduzimos o número de notas que podem ser utilizadas com harmônicos.




Músicas para estudar:

Hennepin Crawler – do álbum Green Naugahyde (vários trechos da música)

Greet The Scared Cow – do álbum Antipop (base de voz, sendo executado com a técnica de Slap) 

The Awakening – Solo encontrado em vários DVDs e álbuns ao vivo do Primus e que saiu oficialmente com a banda LES CLAYPOOL AND THE HOLY MACKEREL no álbum Highball With The Devil  

É isso aí pessoal!

Estudem com calma esta oitava coluna, pois no mês que vem voltamos com mais exercícios sobre a técnica de Les Claypool

Abraços!


Fernando Tavares é pesquisador, professor e contrabaixista. Contribuiu com diversas publicações para revistas especializadas em contrabaixo e hoje é membro do LAMUS (Laboratório de Musicologia da EACH-USP Leste), do CEMUPE (Centro de Musicologia de Penedo) e do LEDEP (Laboratório de Educação e Desenvolvimento Psicológico da EACH-USP Leste).
É Mestre e Doutorando em Musicologia pela ECA-USP e é bolsista da CAPES.
"O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001
"This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001"

Nenhum comentário: