quinta-feira, 30 de maio de 2024

Teoria & Análise - Estudos Ritmicos - Parte 2

Olá pessoal!

Nesta semana temos a segunda parte do nosso curso sobre leitura rítmica aqui no site. O estudo do ritmo é um dos aspectos mais importantes do aprendizado musical.

Acesse o material da coluna 1 no link http://www.femtavares.com.br/2024/02/teoria-analise-estudos-ritmicos-parte-1.html

Este material faz parte de um acervo produzido por mim, relacionado às minhas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com.

Figuras Musicais

O modelo de notação musical, como conhecemos atualmente tem suas origens por volta do século IX.

Atualmente as figuras de som são sete: semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa.

Cada figura de som possui uma pausa correspondente com o mesmo valor. Por exemplo, se uma semínima vale 1 tempo, a pausa de semínima também valerá 1 tempo.

As figuras rítmicas não possuem valores preestabelecidos, esses valores variam conforme a fórmula de compasso, porém, existe uma relação entre elas, sendo que, a semibreve sempre valerá o dobro da mínima, a mínima sempre valerá o dobro da semínima e assim sucessivamente.

As figuras recebem um número que determina a sua qualidade, este número é colocado no denominador da fração que corresponde a forma de compasso da música. 

As figuras rítmicas não possuem valores absolutos preestabelecidos, pois esses valores variam conforme a fórmula de compasso. No entanto, há uma relação constante entre elas:

A semibreve sempre vale o dobro da mínima.

A mínima sempre vale o dobro da semínima.

A semínima sempre vale o dobro da colcheia.

A colcheia sempre vale o dobro da semicolcheia.

A semicolcheia sempre vale o dobro da fusa.

A fusa sempre vale o dobro da semifusa.

Cada uma das figuras musicais recebe um número de equivalência que será usada como base para identificarmos os compassos. Estude a tabela abaixo e guarde o número das figuras e a sua respectiva figura:

As figuras rítmicas não possuem valores absolutos preestabelecidos, pois esses valores variam conforme a fórmula de compasso. No entanto, há uma relação constante entre elas:

A semibreve é representada pelo número 1.

A mínima é representada pelo número 2.

A semínima é representada pelo número 4.

A colcheia é representada pelo número 8.

A semicolcheia é representada pelo número 16.

A fusa é representada pelo número 32.

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Bons estudos e até a próxima coluna!


Fernando Tavares utiliza cordas Giannini e cabos Datalink.

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