Olá pessoal!
Eu produzi e apresentei um programa totalmente voltado ao contrabaixo na MKK Web Radio (https://mkkwebradio.com.br/) às terças 22:00. O programa teve 101 edições e assim, decidi apresentar aos ouvintes os programas anteriores para os quais fiz alguma pesquisa.
Vocês podem ouvir todos os programas no spotify ou no mix cloud, os links estão abaixo:
https://www.mixcloud.com/discover/
No programa 37 tivemos um especial com baixistas do conhecido Rock BR 80.
Para este especial, contamos com a colaboração do grande amigo Andrei Lombardi, um dos maiores especialistas neste repertório.
Lembrando que o programa sempre vai ao ar nas terças às 22:00 com reprise aos domingos às 20:00 pela MKK Web Radio.
Estas pesquisas são parte de um acervo produzido pelo autor e que estão relacionadas as suas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.
Para maiores informações entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com
Programa 37
Antonio Pedro (Blitz)
Para abrir o nosso programa, vamos falar de uma das bandas mais bem-sucedidas desta década: a Blitz, liderada por Evandro Mesquita e que contou, entre outros, com Fernanda Abreu e Lobão. A banda surgiu no Circo Voador, um local muito importante para os artistas cariocas no início dos anos 80. Vamos voltar a 1983 para falar do álbum "Radioatividade", que contou com Evandro Mesquita (voz, gaita, guitarra), Billy Forghieri (teclados), Márcia Bulcão (voz), Fernanda Abreu (voz), Ricardo Barreto (guitarra), Antonio Pedro (baixo) e Juba (bateria).
Este álbum teve vários sucessos, como "A Dois Passos do Paraíso", "Betty Frígida" e a música que escolhemos para este especial, "Weekend", ou como diz Evandro, "Wiquendi". A linha de baixo é bem interessante. Vamos ouvir Blitz com "Weekend" de 1983.
Música 01 - 1983 - Blitz - Weekend
Leoni (Kid Abelha)
Em 1984, é lançado o álbum de estreia da banda Kid Abelha e os Abóboras Selvagens. O álbum, chamado "Seu Espião", foi um sucesso de vendas e produziu hits como "Alice", "Fixação" e "Por Que Não Eu?". Para este especial, escolhemos a música "Como Eu Quero", que tem uma linha de baixo muito bacana de Leoni. Leoni foi um dos músicos mais importantes dos anos 80; depois, ele sairia do Kid Abelha para formar o Heróis da Resistência. O Kid Abelha contava com Paula Toller (voz e vocais), Bruno Fortunato (guitarras), George Israel (sax e vocais), e Leoni (baixo e vocais). A bateria foi gravada por Serginho Herval, baterista do Roupa Nova, e o álbum contou com participações de Liminha, Lulu Santos e Herbert Vianna.
Música 02 - 1984 - Kid Abelha - Como Eu Quero
Ricardo "Rick" Villas-Boas (Zero)
Em 1983, é formada em São Paulo uma banda do emergente movimento New Romantic: Zero. Em 1985, eles lançaram o álbum "Passos no Escuro", que inclui a música "Os Olhos Falam", com uma linha de baixo bem interessante. No baixo, temos Ricardo "Rick" Villas-Boas, que entrou na banda em 1985 no lugar de Beto Birger. A banda ainda está na ativa.
Música 03 - 1983 - Zero - Os Olhos Falam
Gaspa (Ira!)
Em 1985, foi lançado o primeiro álbum da banda paulistana Ira! O álbum, chamado "Mudança de Comportamento", tem vários hits, como "Tolices" e "Núcleo Base", além de "Longe de Tudo", que escolhemos para este especial. O interessante do Ira! é que seus integrantes tinham a banda como projeto paralelo no início, mas acabaram ficando juntos com a formação clássica por mais de duas décadas. A formação incluía Edgard Scandurra (guitarras), Nasi (vocais), Gaspa (baixo) e André Jung (bateria).
Música 04 - 1985 - Ira! - Longe de Tudo
Renato Rocha (Legião Urbana)
Ainda em 1985, temos o lançamento do álbum de estreia da Legião Urbana, de Brasília. As músicas de sucesso deste álbum incluem "Será", "Ainda É Cedo", "Geração Coca-Cola" e "Por Enquanto". A banda era formada por Renato Russo, Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá e Renato Rocha no baixo. A música que escolhemos para este especial é "O Reggae", que tem uma linha de baixo muito bacana. Renato Rocha ficou na banda até o terceiro álbum, "Que País É Este".
Música 05 - 1985 - Legião Urbana - O Reggae
Roberto Lly (Herva Doce)
Agora vamos escutar uma banda bem legal dos anos 80, o Herva Doce. A banda ficou junta até 1986 e, em 1985, lançou um álbum que teve uma música de muito sucesso chamada "Amante Profissional". A formação da banda incluía Renato Ladeira (voz e teclados), Fred Maciel (voz e bateria), Roberto Lly (voz e baixo) e Marcelo Sussekind (voz e guitarra). Roberto Lly foi um músico muito importante no cenário musical brasileiro.
Música 06 - 1985 - Herva Doce - Amante Profissional
Robério Santana (Caisa de Vênus)
A próxima banda do especial foi o Camisa de Vênus, liderada pelo sensacional Marcelo Nova. Em 1986, a banda lançou o álbum "Correndo o Risco", que inclui sucessos como "Sinca Chambord" e "Só o Fim", com uma linha de baixo espetacular de Robério Santana. A formação da banda no álbum era Marcelo Nova (vocal), Karl Hummel (guitarra base), Gustavo Mullem (guitarra solo), Robério Santana (baixo elétrico) e Aldo Machado (bateria).
Música 07 - 1986 - Camisa de Vênus - Só o Fim
Nando Reis (Titãs)
Agora vamos falar de um dos álbuns mais emblemáticos do rock nacional: "Cabeça Dinossauro" dos Titãs. Lançado em 1986, este é com certeza um daqueles álbuns obrigatórios para quem quiser conhecer rock nacional. O disco tem uma coleção de hits como "AA UU", "Polícia", "Família" e "O Quê", uma das músicas mais legais da década. No contrabaixo, uma das faixas de maior destaque é "Bichos Escrotos" com um super solo de slap feito por Nando Reis. Para este especial, escolhemos "Homem Primata".
Música 08 - 1986 - Titãs - Homem Primata
Flávio Lemos (Capital Inicial)
Uma banda super importante do rock nacional é o Capital Inicial. Para este especial, escolhemos uma música do primeiro álbum da banda de 1986. Este álbum inclui "Música Urbana", "Veraneio Vascaína" e "Leve Desespero". Entre aquelas nas quais o baixo se destaca, temos "Fátima" e "Psicopata". Escolhemos "Psicopata" para o nosso especial. A formação da banda neste disco era Dinho Ouro Preto (voz), Loro Jones (guitarra e violão), Flávio Lemos (baixo) e Fê Lemos (bateria).
Música 09 - 1986 - Capital Inicial - Psicopata
André "Sheik" Fernandes (Biquini Cavadão)
Uma outra banda muito interessante dos anos 80 é o Biquini Cavadão. O primeiro álbum da banda produziu os hits "Tédio" e "Timidez". Para este especial, escolhemos uma música do álbum "A Era da Incerteza" de 1987, que é o segundo álbum da banda. A música escolhida é "Duas", com uma linha de baixo muito bacana feita por André "Sheik" Fernandes, que ficou na banda até o ano 2000.
Música 10 - 1987 - Biquini Cavadão - Duas
Cal (Uns e Outros)
Para encerrar o nosso especial, vamos ouvir "Carta aos Missionários" do Uns e Outros. Eu escutava esta banda o tempo inteiro; era uma das minhas favoritas junto com os Titãs. Em 1988, eles lançaram o segundo álbum, que inclui também a faixa "Dias Vermelhos". A linha de baixo feita por Cal é bem famosa no rock brasileiro.
Música 11 - 1988 - Uns e Outros - Carta aos Missionários
Estamos chegando ao fim de mais um programa MKK BASS SESSIONS, com um super especial sobre baixistas brasileiros de importantes bandas da década de 80. Conheçam os outros trabalhos atuais e as outras músicas destes artistas. Vale ressaltar que baixistas como Bi Ribeiro, Dé Palmeira e Humberto Gessinger ficaram de fora deste programa porque já foram incluídos em edições anteriores, mas quem sabe em uma parte 2 deste especial eles não aparecem.
E assim chegamos ao fim de mais uma MKK Bass Sessions, com um especial repleto de artistas brasileiros que deixaram sua marca no Rock Nacional.
É isso aí pessoal!
Espero que escutem o programa. Lembrando que o programa sempre vai ao ar nas terças às 22:00.
Esse trabalho é parte de um acervo produzido pelo autor e que estão relacionadas as suas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.
Para maiores informações entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com
Abraços e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário