Olá pessoal!
Nesta semana temos a terceira parte do nosso curso sobre leitura rítmica aqui no site. O estudo do ritmo é um dos aspectos mais importantes do aprendizado musical.
Acesse o material da coluna 2 no link http://www.femtavares.com.br/2024/05/teoria-analise-estudos-ritmicos-parte-2.html
Este material faz parte de um acervo produzido por mim, relacionado às minhas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com.
Compassos
Os compassos são séries de ritmos distribuídos em medidas de igual duração, separadas por barras chamadas de barras de compasso. Os compassos são escritos em forma de fração; esses números indicam:
A unidade de tempo indica a qualidade, isto é, a figura que vale um tempo dentro do compasso. Os valores são especificados da seguinte maneira:
A unidade de compasso indica a quantidade de tempos no compasso. Os números significam:
Por exemplo, no compasso 4/4, ele nos indica que um tempo vale uma semínima, ou seja, precisamos de quatro semínimas para preencher um compasso.
Unidade de figura - Subdivisão da unidade de tempo. Exemplo: Uma semínima em duas colcheias; uma semínima pontuada em três colcheias.
Compassos simples
São assim denominados pois contêm valores sem ponto de aumento, ou valores simples.
Compassos Compostos
Recebem este nome pois contêm valores com ponto de aumento. O ponto de aumento indica que o valor deve ser aumentado em metade do seu valor. Para transformar um compasso simples em um compasso composto, multiplicamos o numerador do simples por 3 e o denominador por 2.
Compassos mistos ou alternados
São compassos que resultam da soma de dois compassos.
Exemplo: O compasso de 5/4 é a soma de um compasso 2/4 mais um 3/4, ou o contrário.
Encerramos os estudos por aqui e na próxima coluna mostraremos um pouco mais sobre as fórmulas de compasso.
Abaixo, indicamos alguns manuais básicos para o aprofundamento dos estudos rítmicos
POZZOLI, Heitor. Pozzoli: guia teórico-prático para o ensino do ditado musical. São Paulo: Moog Ricordi, 1990.
GRAMANI, José Eduardo. Rítmica. São Paulo: Perspectiva, 2019.Este artigo faz parte da minha coleção, que inclui diversos estudos sobre contrabaixo, teoria e análise musical.
Para conferir alguns dos trabalhos e artigos que publiquei, acessem o link:
http://www.femtavares.com.br/p/midiaimpressa-fernandotavares-sempre.html
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Bons estudos e até a próxima coluna!
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