segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Harmonia - Aula 01 - Intervalos

Olá pessoal!

Nesta semana, temos um curso de harmonia no site, e a primeira matéria abordada será Intervalo.

Este artigo faz parte da minha coleção, que inclui diversos estudos sobre contrabaixo, teoria e análise musical. Para conferir alguns dos trabalhos e artigos que publiquei, acessem o link:

http://www.femtavares.com.br/p/midiaimpressa-fernandotavares-sempre.html

Para obter mais informações, entrem em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com.


Intervalo

Intervalo é a distância entre dois sons, sendo classificado pelo número de notas contidas entre seus extremos. Esta distância pode ser medida entre um som grave e outro agudo, ou vice-versa.

Exemplo:

  • De Dó para Sol, temos a distância de cinco notas (Dó, Ré, Mi, Fá e Sol). Portanto, dizemos que Sol é a “quinta de Dó”.

  • De Sol para Si, temos a distância de três notas (Sol, Lá e Si). Assim, Si é a “terça de Sol”.

A distância é sempre medida a partir de uma nota de referência.

Antes de continuarmos, vamos entender alguns conceitos básicos:

Semitom

O semitom é a menor distância entre dois sons na música ocidental. Existem dois tipos de semitons: cromático e diatônico.

  • Semitom cromático: alteração de um mesmo som. Exemplo: De Dó para Dó sustenido é um semitom cromático.

  • Semitom diatônico: formado por dois sons com denominações diferentes. Exemplo: De Dó para Ré bemol é um semitom diatônico.

Tom

O tom é a soma de dois semitons.

Exemplo:

  • De Dó para Ré, temos a distância de 1 tom.

  • De Mi para Fá sustenido, também temos 1 tom, pois de Mi para Fá há apenas 1 semitom.

Na próxima coluna, estudaremos a escala maior, para entendermos como esses conceitos funcionam dentro de uma escala e, posteriormente, no sistema harmônico.


Vídeo-Aula



Redes Sociais:

Bons estudos e até a próxima coluna!

Fernando Tavares utiliza cordas Giannini e cabos Datalink.

Fernando Tavares é pesquisador, professor e contrabaixista. Contribuiu com diversas publicações para revistas especializadas em contrabaixo e hoje é membro do LAMUS (Laboratório de Musicologia da EACH-USP Leste), do CEMUPE (Centro de Musicologia de Penedo) e do LEDEP (Laboratório de Educação e Desenvolvimento Psicológico da EACH-USP Leste).

É Mestre e Doutorando em Musicologia pela ECA-USP e é bolsista da CAPES.

"O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001

"This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001"

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

Técnicas para Contrabaixo - As técnicas de Les Claypool - Todas as colunas


Olá, pessoal!

É com grande alegria que compartilho com vocês que meu site/blog está completando 15 anos de existência! Nesse tempo, publiquei mais de 800 postagens com conteúdos que abordam harmonia, teoria musical, contrabaixo, além de artigos científicos, vídeos e sugestões de músicas e bandas.

Convido todos a seguir o blog, pois ele é atualizado duas vezes por semana com materiais novos e relevantes para músicos e entusiastas da música.

Ao longo desses anos, também lancei pequenos cursos e, em 2023, publiquei uma série especial sobre as técnicas do lendário baixista Les Claypool, da banda Primus. Essa série é um recurso valioso para quem busca explorar novos horizontes no contrabaixo.

Confira os links das 10 colunas publicadas sobre Les Claypool. Recomendo estudar uma de cada vez para compreender os artifícios musicais utilizados por esse grande músico:

Além disso, você pode conferir outros trabalhos e artigos acessando:

Para mais informações:
📱 Redes sociais:

Bons estudos e até a próxima coluna! 🎶

Fernando Tavares
(Utiliza cordas Giannini e cabos Datalink)

Fernando Tavares é pesquisador, professor e contrabaixista. Contribuiu com diversas publicações para revistas especializadas em contrabaixo e hoje é membro do LAMUS (Laboratório de Musicologia da EACH-USP Leste), do CEMUPE (Centro de Musicologia de Penedo) e do LEDEP (Laboratório de Educação e Desenvolvimento Psicológico da EACH-USP Leste).

É Mestre e Doutorando em Musicologia pela ECA-USP e é bolsista da CAPES.

"O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.