segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Harmonia - Aula 01 - Intervalos

Olá pessoal!

Nesta semana, temos um curso de harmonia no site, e a primeira matéria abordada será Intervalo.

Este artigo faz parte da minha coleção, que inclui diversos estudos sobre contrabaixo, teoria e análise musical. Para conferir alguns dos trabalhos e artigos que publiquei, acessem o link:

http://www.femtavares.com.br/p/midiaimpressa-fernandotavares-sempre.html

Para obter mais informações, entrem em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com.


Intervalo

Intervalo é a distância entre dois sons, sendo classificado pelo número de notas contidas entre seus extremos. Esta distância pode ser medida entre um som grave e outro agudo, ou vice-versa.

Exemplo:

  • De Dó para Sol, temos a distância de cinco notas (Dó, Ré, Mi, Fá e Sol). Portanto, dizemos que Sol é a “quinta de Dó”.

  • De Sol para Si, temos a distância de três notas (Sol, Lá e Si). Assim, Si é a “terça de Sol”.

A distância é sempre medida a partir de uma nota de referência.

Antes de continuarmos, vamos entender alguns conceitos básicos:

Semitom

O semitom é a menor distância entre dois sons na música ocidental. Existem dois tipos de semitons: cromático e diatônico.

  • Semitom cromático: alteração de um mesmo som. Exemplo: De Dó para Dó sustenido é um semitom cromático.

  • Semitom diatônico: formado por dois sons com denominações diferentes. Exemplo: De Dó para Ré bemol é um semitom diatônico.

Tom

O tom é a soma de dois semitons.

Exemplo:

  • De Dó para Ré, temos a distância de 1 tom.

  • De Mi para Fá sustenido, também temos 1 tom, pois de Mi para Fá há apenas 1 semitom.

Na próxima coluna, estudaremos a escala maior, para entendermos como esses conceitos funcionam dentro de uma escala e, posteriormente, no sistema harmônico.


Vídeo-Aula



Redes Sociais:

Bons estudos e até a próxima coluna!

Fernando Tavares utiliza cordas Giannini e cabos Datalink.

Fernando Tavares é pesquisador, professor e contrabaixista. Contribuiu com diversas publicações para revistas especializadas em contrabaixo e hoje é membro do LAMUS (Laboratório de Musicologia da EACH-USP Leste), do CEMUPE (Centro de Musicologia de Penedo) e do LEDEP (Laboratório de Educação e Desenvolvimento Psicológico da EACH-USP Leste).

É Mestre e Doutorando em Musicologia pela ECA-USP e é bolsista da CAPES.

"O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001

"This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001"

Nenhum comentário: